COVID-19: uso de máscara deixa de ser obrigatório e volta a ser facultativo na UEPB

PUBLICIDADE

Em reunião ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (26), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) alterou a resolução dos protocolos de biossegurança no âmbito da Instituição, tornando o uso de máscara facultativo nas dependências da Universidade, bem como aprovou a criação do Prêmio Inovação Tecnológica.

O prêmio foi criado após solicitação da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) e teve relatoria do professor e conselheiro Jairo Bezerra Silva, que concedeu parecer favorável. A proposta foi apresentada considerando ser imprescindível estabelecer medidas de incentivo à proteção da propriedade intelectual e inovações tecnológicas no âmbito da Universidade.

“Pensamos esse prêmio como estímulo à inovação, que é tão pouco encorajada em nosso país. A intenção é valorizar nossos pesquisadores e os programas de pós-graduação também, que estão atuando e desenvolvendo pesquisas com potencial inovador”, comentou na reunião a professora Simone Lopes, coordenadora de Propriedade Intelectual da Inovatec.

O Prêmio Inovação Tecnológica tem o objetivo de estimular as pesquisas com potencial tecnológico relacionadas à propriedade industrial e inovação tecnológica da UEPB. A ideia é que a instituição do prêmio seja realizada anualmente para os docentes, discentes e servidores que desenvolveram pesquisas inovadoras passíveis de proteção, seja por patente, por desenho industrial, por programa de computador, cultivares e indicações geográficas que detenham notória relevância para a inovação tecnológica do país.

O Prêmio Inovação Tecnológica será concedido às melhores tecnologias depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Inovatec. Após discussão e apontamentos sobre a relevância da ciência e tecnologia para a universidade, a instituição do prêmio foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros presentes na reunião.

Foi também apreciada pelo Consuni a proposta de minuta de resolução de atualização da normativa dos protocolos de biossegurança na UEPB. A Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), tendo em vista os dados recentes sobre os casos de covid-19 na paraíba e a ampla cobertura vacinal, resolveu apresentar a proposta do uso facultativo de máscara dentro da Universidade Estadual. A resolução foi aprovada por unanimidade e a partir de agora, o uso de máscara facial torna-se opcional nas dependências da Instituição.

 

Redação com Codecom/UEPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar apreende bala de canhão do tamanho de um braço na Grande João Pessoa

Uma operação da Polícia Militar resultou, na manhã deste sábado (26), na apreensão de uma…

26 de outubro de 2024

Roberto Burity é reconduzido presidente do Botafogo da Paraíba; posse ocorrerá em novembro

Por aclamação, Roberto Burity foi reeleito presidente do Botafogo Futebol Clube para o biênio 2024-2026,…

26 de outubro de 2024

Falso corretor de imóveis é preso novamente por golpes e violência doméstica na Grande João Pessoa

Um estelionatário com longa ficha criminal, conhecido por aplicar golpes como falso corretor de imóveis…

26 de outubro de 2024

Crença na vitória de Cícero Lucena na eleição deste domingo chega a 71,1%, aponta pesquisa PB Agora/Datavox

A confiança dos eleitores na vitória do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) no segundo turno das…

26 de outubro de 2024

Incêndio atinge Lojinha do Treze em CG, mas rapidamente é controlado pelos Bombeiros

Um incêndio de pequenas proporções atingiu a Lojinha do Treze, localizada na esquina do Calçadão…

26 de outubro de 2024

Apenas um trecho do litoral paraibano está impróprio para banho, aponta relatório da Sudema

Em recente avaliação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a qualidade das…

26 de outubro de 2024