Categorias: Paraíba

Covid-19: Laboratórios da UFPB já realizaram cerca de 15 mil diagnósticos

PUBLICIDADE

Em um ano de pandemia, cerca de 15 mil exames RT-PCR para detecção de covid-19 foram realizados pelos três laboratórios de testagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde abril de 2020, os laboratórios têm auxiliado no diagnóstico molecular da doença na Paraíba por meio da análise de amostras de todo o Estado enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB).

Dados do projeto Laboratórios de Campanha, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), rede formada por 13 universidades brasileiras em setembro do ano passado, apontam que a UFPB ocupa o 2ª lugar no Nordeste – atrás da Federal de Pernambuco (UFPE) – e a 6ª posição no País em testagem RT-PCR swab (nasofaringe), com 6.010 testes. Quando a modalidade é o teste RT-PCR por saliva, a federal paraibana é a 2ª do país entre as 13 universidades, atrás somente da federal do Paraná, com 211 exames realizados (até 15 de março deste ano).

Um dos coordenadores do projeto na UFPB, o Prof. Bruno Galvão, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), explicou que, no início da pandemia, a média diária era de análise de 40 amostras recebidas do Lacen-PB. Com a entrada da Universidade no projeto, a realização dos testes tem sido ampliada, chegando, atualmente, a uma média de 200 testes por dia, que incluem as amostras colhidas na Sala de Testagem instalada no Centro de Ciências Médicas (CCM) para atendimento à comunidade acadêmica.

“A UFPB vem ganhando destaque em sua produtividade. A Universidade, por meio das ações de enfrentamento à covid-19, vem ampliando a testagem na Paraíba e da comunidade acadêmica”, asseverou o Prof. Bruno Galvão.

Ainda de acordo com Galvão, mesmo com as novas variantes do Sars-Cov-2, os exames feitos na federal paraibana continuam sendo confiáveis pois são sensíveis à detecção das novas cepas identificadas na Paraíba.

Na UFPB, fazem parte do projeto Laboratórios de Campanha 14 docentes dos centros de Ciências Médicas (CCM) e da Saúde (CCS), que atuam no Laboratório de Biologia Molecular (Labimol/CCM), no Laboratório de Endemias (CCS) e no Laboratório de Biologia Molecular Aplicada, da Escola Técnica de Saúde (ETS/CCS). O Prof. Eduardo Sérgio, diretor do CCM, é o coordenador-geral do projeto.

As outras universidades públicas que integram os Laboratórios de Campanha são as federais de Minas Gerais (UFMG); do Paraná (UFPR); de Pernambuco (UFPE); de Mato Grosso do Sul (UFMS); do Rio de Janeiro (UFRJ); de São Paulo (Unifesp); de Santa Maria (UFSM); Fluminense (UFF); de Goiás (UFG); do Oeste da Bahia (UFOB); do Amazonas (UFAM); e a Estadual de Santa Cruz (UESC).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024