A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta os municípios a iniciarem a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças entre 3 e 4 anos. A Paraíba segue a nota técnica do Ministério da Saúde e recomenda a vacinação desse público de maneira gradual, se os municípios tiverem o imunizante em estoque para a primeira e a segunda dose no intervalo de 28 dias.
A decisão veio após o parecer favorável da Anvisa, no dia 13 de julho, aprovando a aplicação para uso emergencial da Coronavac em crianças entre 3 e 5 anos. Para a operacionalização na Paraíba, a SES recomenda que o imunizante seja destinado, inicialmente, somente para crianças entre 3 e 4 anos de idade e que a vacinação ocorra de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas, seguindo as faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Neste momento, as crianças a partir de 5 anos de idade deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.
De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o Estado dispõe de mil doses de Coronavac na rede e o público é de 114 mil crianças entre 3 e 4 anos. “A orientação é que os municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos pelo Ministério da Saúde”, pontua.
A secretária reforça que em agosto será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação, e que a administração concomitante de vacinas é uma importante estratégia por contribuir para uma menor perda de oportunidade vacinal e consequentemente para melhores coberturas para as vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação. Desta forma, o Ministério da Saúde recomenda a administração concomitante de vacinas contra a Covid-19 com as demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 3 anos de idade ou mais.
No próximo dia 30 de julho, haverá um Dia D de vacinação para atualização da caderneta vacinal para todas as idades, de todas as vacinas. A mobilização irá se repetir nos dias 27 de agosto e 24 de setembro.
Secom
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…