Diante do descumprimento da população da medida de permanecer em casa como forma de evitar a propagação do novo coronavírus, o prefeito de Piancó, no Sertão paraibano, Daniel Galdino (PSD), adotou uma medida extrema.
Ele decretou toque de recolher na cidade para reforçar o isolamento social. Com a medida, as pessoas estão impedidas de circular pelas ruas do município das 19h30 às 4h. A regra começou a valer na última sexta-feira (3).
Quem for encontrado na rua no período proibido será abordado pela Polícia Militar, ordenando o retorno para casa.
O toque de recolher tem sido criticado por ferir o direito de ir e vir, garantido pela Constituição Federal. O prefeito afirma que atendeu a definição do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, que tem a participação de membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Igreja e Polícias Militar e Civil.
“– Realizamos um reunião do Comitê em combate ao coronavírus que é composto por diversas instituições da sociedade. Nesta reunião, ficou decidido e acordado que deveríamos implementar o toque de recolher. Essa medida visa reforçar o isolamento social. Esse isolamento tem acontecido sem ser de forma brusca, tem sido muito orientativo.O isolamento social precisa ser mantido para ajudar no combate ao Coronavírus”, disse Daniel Galdino.
SL
PB Agora