Categorias: Paraíba

Covid: com redução de casos, PMCG autoriza UPA a atender pacientes com outras doenças

PUBLICIDADE

Bruno anunciou a desabilitação da UPA para atendimento a pacientes com covid-19 e Complexo Hospitalar Municipal Pedro I volta a ser a referência para atendimento inicial

O prefeito Bruno Cunha Lima anunciou nesta segunda-feira, 19, a desabilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Dr. Maia para atendimento de pacientes com covid-19. Com a diminuição dos casos e do número de internações na cidade, a referência para o atendimento inicial volta a ser o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I.

Os números de novos casos têm se mantido em uma média próxima de 150 por dia, uma queda significativa com o pico da doença em que foram registrados até 500 casos diariamente. No último boletim epidemiológico, divulgado no domingo, 18, apenas 17 novos casos foram registrados no município. Além disso, a taxa de ocupação também tem sido reduzida e está abaixo dos 60% para os leitos de enfermaria e cerca de 65% para leitos de UTI.

“Essa manobra de desabilitação de uma unidade de atendimento de pacientes com covid-19 é feita com bastante cautela, analisando todas as variantes para assegurar que a estrutura hospitalar garante a assistência a todas as pessoas com o novo coronavírus com segurança. Estamos suspendendo este atendimento, mas caso seja necessário readequar estes leitos para pacientes com covid, nós reativaremos”, disse o prefeito Bruno.

A UPA do bairro Alto Branco tem 19 leitos de enfermaria e 11 de UTI. Com a alteração no perfil de atendimento, a unidade volta a receber pacientes com outras patologias e isso reflete na diminuição da demanda da UPA Dr. Adhemar Dantas, no bairro do Dinamérica. O Complexo Hospitalar Municipal Pedro I tem atualmente 90 leitos de enfermaria e 60 de UTI e tem 17 leitos de enfermaria e 32 de UTI disponíveis do momento.

Além do Hospital Pedro I, os pacientes com sintomas simples podem procurar também um dos três Centros de Testagem do município, que funcionam inclusive aos sábados. Os centros ficam na UBS Ricardo Amorim, nas Malvinas, na UBS Maria de Lourdes Leôncio, no Novo Cruzeiro, e no Centro de Saúde do distrito de São José da Mata.

 

Codecom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pollyanna Dutra se coloca à disposição para 2026 e avisa: “Pronta para qualquer projeto político do PSB”

Em entrevista à Rádio Band News FM nesta sexta-feira (22), a secretária de Desenvolvimento Humano…

22 de novembro de 2024

João Pessoa é eleita como o destino mais procurado do mundo para 2025

João Pessoa, capital da Paraíba, foi eleita o destino mais procurado do mundo para 2025,…

22 de novembro de 2024

João Azevêdo se reúne com Cartaxo, e deputado destaca importância de diálogo com o Governo

O governador João Azevêdo (PSB) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (21), na Granja Santana,…

22 de novembro de 2024

O indiciamento de Bolsonaro

A Polícia Federal indiciou Bolsonaro ao entender que existem elementos que indicam eventual cometimento de…

22 de novembro de 2024

“A geração ansiosa” por Jonathan Haidt

Em “A geração ansiosa”, o psicólogo social Jonathan Haidt analisa como a infância hiperconectada e…

22 de novembro de 2024

PM impede feminicídio e prende suspeito com arma, drogas e balanças de precisão

Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Militar evitou um feminicídio no bairro Cristo Redentor,…

22 de novembro de 2024