Categorias: Paraíba

Covid: Estado amplia em 100% leitos de UTI no Hospital de Clínicas de CG

PUBLICIDADE

O aumento na taxa de ocupação no Hospital de Clínicas (HC) de Campina Grande e a possibilidade de uma segunda onda da covid-19 levou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB) a elaborar um plano de ação e ampliar a quantidade de leitos para tratamento da doença na unidade.

De acordo com dados da última atualização, dos 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis no HC, 14 estão sendo utilizados, chegando a 93% de ocupação. Dos leitos de enfermaria, 11 dos 15 leitos também estão com pacientes, o que representa 66% de ocupação.

Segundo o diretor técnico do Hospital de Clínicas, Dr. Jhony Bezerra, o plano de ação da SES está dividido em duas etapas. A primeira prevê um acréscimo de mais 15 leitos de UTI e 25 leitos de enfermaria, atingindo assim 30 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e 40 leitos na enfermaria.

“Com esse plano de ação esses leitos podem ser ocupados a qualquer momento, a medida que houver aumento da demanda, não só em Campina Grande, mas como em toda a região, haja vista que o Hospital é referência para todo o interior do estado,” destacou o diretor.

A segunda etapa só será ativada caso o Hospital de Clínicas atinja uma ocupação acima de 85%. Nessa fase, o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes faz uma readequação dos leitos destinados ao tratamento da covid-19, sendo disponibilizados 15 leitos da Unidade de Terapia Intensiva, mais 15 leitos de enfermaria. Além disso, haverá a preparação da equipe com acréscimo de profissionais nas escalas.

Observando o último boletim coronavírus do estado, a Paraíba já registra 143.615 casos confirmados e 717 novos casos foram contabilizados em apenas 24 horas. Em Campina Grande, a taxa de ocupação dos leitos é de 37% UTI adulto e 18%, enfermaria.

Dr Jhony esclareceu que os leitos do Hospital de Clínicas já estão prontos para serem ativados assim que necessário. “Todo o equipamento já está no Hospital de Clínicas, os leitos já estão prontos, nós dispomos de 35 ventiladores mecânicos, então temos uma sobra de cinco ventiladores para suporte, e toda a equipe já está sendo reorganizada, escalas médicas e de todos os profissionais de saúde, para que a qualquer momento a gente possa ir ativando esses leitos, a medida que houver demanda pela Central Estadual de Regulação de Leitos”.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

41º Salão do Artesanato Paraibano projeta R$ 4,5 milhões em negócios

Consolidado como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico, valorização cultural e geração de renda…

6 de janeiro de 2026

Saúde de João Pessoa alerta banhistas sobre acidentes com águas-vivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o…

6 de janeiro de 2026

Litro da gasolina por ser encontrado por R$ 5,75 na Capital; saiba onde

Pesquisa do Procon-JP constata que a gasolina comum mantém o mesmo menor preço do último…

6 de janeiro de 2026

Governo deve anunciar novo aumento e convocar primeiros aprovados no concurso da Educação no final de janeiro

A expectativa dos aprovados no último concurso da Educação realizado pelo Governo da Paraíba deve…

6 de janeiro de 2026

Zona Azul na orla de João Pessoa está prevista para começar a funcionar em fevereiro; permanência será de 6h

O sistema rotativo de estacionamento em vias públicas de João Pessoa, Zona Azul, será implantado…

6 de janeiro de 2026

João Azevedo vê com naturalidade crescimento de apoios ao projeto de Nabor Wanderley ao Senado

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), avaliou com naturalidade o…

6 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464