O deputado estadual Tião Gomes (Avante) detalhou, nesta terça-feira (29) os pontos que serão investigados com a CPI dos Cartórios que deverá ser instalada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
De acordo com Tião os cartórios paraibanos estão cobrando taxas abusivas, alguns prestam mau serviço à população, além de imperar o nepotismo, com concessões que passam de geração para geração.
“Esse nepotismo tem que se acabar. Já acabou no poder Judiciário, já acabou no poder Executivo, no poder Legislativo e agora tem que acabar nos cartórios. Não é possível que essa capitania hereditária que existe nos cartórios de vinte, trinta, quarenta anos de pai pra filho, pra irmão, pra mãe, nós temos que acabar com isso porque é a legislação que quer” declarou.
O parlamentar ainda alegou que a Paraíba carece de mais cartórios, haja vista a alta demanda que tem que ser resolvida apenas nos já existentes. Somente João Pessoa, de acordo com Tião, daria para serem instalados mais dois ou três cartórios.
“A Paraíba comporta a instalação de novos cartórios de imóveis principalmente pois hoje nós temos 80 e poucos cartórios, somos o estado em que os cartórios arrecadam mais porque não dividiram, não aumentaram o número de cartórios, João Pessoa comporta dois três cartórios a mais. nós queremos fazer esse estudo e levar para o judiciário. Mas a CPI dos cartórios vai ser instalada sim” concluiu.
PB Agora com informações de Eliabe Castor