Um espaço físico com toda a infraestrutura em imóvel próprio do Creci-PB em Campina Grande, foi disponibilizado pelo presidente Rômulo Soares na manhã desta terça-feira(5) à Prefeitura Municipal, para instalação de um posto de atendimento exclusivo para os corretores de imóveis e imobiliárias, credenciadas ao Órgão, que estejam com sua inscrição ativa e em situação regular para o exercício da profissão.
O convênio proposto visa facilitar o atendimento presencial para negociação, consulta e recolhimento dos tributos municipais de competência da PMCG, referentes a bens imóveis de propriedade dos inscritos ou de terceiros aos quais estejam prestando serviços com a intermediação na venda, permuta e locação desses bens.
O atendimento, por um servidor da Prefeitura abrangeria todos os serviços de consulta, negociação e recolhimento de tributos municipais referentes a bens imóveis e seria condicionado à apresentação pelo profissional, da apresentação da Carteira de Regularidade Profissional (pessoa física), ou Certificado de Regularidade (pessoa jurídica) emitidos pelo Creci-PB, seja físico (impresso em PVC) ou digital (emitido pelo aplicativo i-Corretor) ou ainda a Certidão de Regularidade, emitida no site do órgão ou por meio de sua secretaria.
Assim, seria coibida a prática do exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis e evitados graves prejuízos tanto para o comprador como ao vendedor, quando a negociação é realizada por alguém que não tem o devido conhecimento técnico.
Fomentador da economia
“Único profissional a legalmente intermediar e conferir segurança a uma transação imobiliária, o corretor de imóveis, através da sua atividade, fomenta a economia e contribui para o desenvolvimento da cidade, ao gerar emprego e renda não só ao município, mas aos governos nas esferas estadual e federal”, afirmou Rômulo Soares.
O secretário executivo de finanças, Felipe Gadelha, enalteceu a iniciativa de montar um espaço voltado aos corretores de imóveis dentro da cidade, para que os processos relacionados ao mercado imobiliário sejam muito mais ágeis. “Terá todo o apoio da Prefeitura para propiciar soluções não só dentro do espaço, mas também de forma remota para esses profissionais”, afirmou.
Já a secretária de ciência tecnologia e inovação Laryssa Almeida, considerou o encontro superprodutivo e acrescentou que a edilidade está sempre de portas abertas para receber o Conselho. “Estamos juntos, para agir de forma intersetorial e proporcionar uma prestação de serviços de excelência”, concluiu.
A reunião contou ainda com a participação do cientista de dados da CT&I, José Henrique, do coordenador de fiscalização do Creci-PB, Hermano Batista e do assessor de imprensa Cândido Nóbrega.
O imóvel fica localizado no centro da cidade, à Rua Marquês do Herval, 16, nas salas 111/112 do Edifício Lucas Sales e a infraestrutura disponibilizada inclui mobília, internet, telefonia, equipamentos necessários, ambiente climatizado e todas as despesas, como energia elétrica, taxa de condomínio, internet, telefonia, limpeza e água, serão de inteira responsabilidade do Conselho, que também não cobraria qualquer valor a título de aluguel do espaço cedido, mediante a cessão de uso gratuita.
Assessoria