A Paraíba o tempo todo  |

Crianças e adolescentes autistas têm direito a credenciais de estacionamento; saiba como obter

Para auxiliar pais, mães e/ou demais responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Superintendência Executiva de Monte Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vem incentivando a emissão de credenciais para estacionamento em vagas especiais. Neste ano, entre os dias 1º de janeiro e 8 de dezembro, 311 documentos já foram concedidos.

Imagem: divulgação / Semob-JP

O levantamento é da Divisão de Informática e Tecnologia (DITI) do órgão e contabilizou demandas solicitadas pelo público, tanto através do site: portal.semobjp.pb.gov.br, quanto presencialmente, em um dos três pontos de atendimento disponibilizados pela Superintendência. Vale ressaltar que, neste relatório foram levados em consideração, dados de crianças e adolescentes autistas, com faixa etária entre 3 e 14 anos.

“Quando juntamos os dados de 2023 e 2024, conseguimos observar que já são mais de 700 crianças e adolescentes com acesso garantido, de forma gratuita a este benefício, proporcionando mais segurança e comodidade quando os responsáveis estacionam em vagas prioritárias”, ressalta Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana do Município.

Além do público autista, a Semob-JP também emite este tipo de documento para pessoas com deficiência, com síndrome de Down, fibromialgia e com mais de 60 anos. A solicitação pode ser protocolada pelo site: portal.semobjp.pb.gov.br ou pela App Prefeitura na Palma da Mão. Entre os documentos necessários estão: documento de identificação com foto, foto 3×4, comprovante de residência emitido há no máximo três meses e laudo médico (em caso de diagnóstico de deficiência e/ou doença).

Para as pessoas que preferem atendimento presencial são disponibilizados três pontos:

– Sede da Semob-JP, na BR-230 (Cristo), entre 8h e 14h;
– Casa da Cidadania de Jaguaribe, entre 8h e 16h;
– Casa da Cidadania Shopping Manaíra, entre 8h e 16h.

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe