A Paraíba o tempo todo  |

Cuiá foi o bairro que mais choveu nas últimas horas em João Pessoa

As recentes chuvas que atingiram João Pessoa, com uma média de 45,36 mm nas últimas 24 horas, têm preocupado as autoridades locais, especialmente após o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (15).

Equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) foram mobilizadas para realizar visitas às principais áreas de risco da cidade, a fim de verificar in loco as condições desses pontos diante das condições meteorológicas adversas.

Segundo a previsão do Inmet, a Capital paraibana pode registrar chuvas entre 30 a 60 mm por hora, com acumulados podendo chegar a 50 a 100 mm no dia, acompanhadas de ventos intensos variando de 30 a 60 km/h. Essas condições climáticas apresentam risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso meteorológico permanece válido até as 10h desta sexta-feira (16).

Os bairros que mais sofreram com as chuvas nas últimas 24 horas incluem o Cuiá, com registro de 54,4 mm, Tambauzinho, com 53,8 mm, e Grotão, com 53,4 mm. Apesar do volume significativo de chuvas, não foram registradas ocorrências graves na cidade até o momento.

Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil, destacou que os alagamentos pontuais foram ocasionados pelo acúmulo de lixo nas calçadas, obstruindo o escoamento adequado das águas pluviais para as galerias. Ele ressaltou a importância de os cidadãos colocarem os resíduos domésticos apenas nos dias reservados à coleta ou em coletores elevados, como medida preventiva para evitar alagamentos.

As equipes da Compdec-JP permanecem em prontidão, e Chaves reiterou que todos os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil estão mobilizados para minimizar os transtornos causados pelas chuvas.

Para acionar a Defesa Civil em caso de ocorrências, a população pode entrar em contato pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível para download gratuito. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, garantindo pronto atendimento à comunidade.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe