Incentivo visa fortalecer cultura nordestina e garantir sustentabilidade financeira às quadrilhas
Um dia após assistir a apresentação de quadrilhas juninas na Pirâmide do Parque do Povo, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou aporte de recursos financeiros para as quadrilhas juninas do Nordeste. O apoio financeiro vai contemplar as quadrilhas para as apresentações no São João 2020. A senadora Daniella Ribeiro estará à frente da organização do projeto que deve contemplar, a princípio, quadrilhas do Nordeste e Norte do país.
Na tarde deste domingo (16), o apoio foi discutido em reunião entre Guimarães, a senadora Daniella, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas e o coordenador de festivais de quadrilhas, Lima Filho. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Lucas Ribeiro, também participou da reunião.
O projeto, que se chamará ‘Caixa Junina’, será apresentado já nos próximos meses. “O presidente da Caixa viu as apresentações das quadrilhas no Parque do Povo e ficou encantado. Expliquei a ele as dificuldades que eles têm para saírem todos os anos, os custos, que não são poucos. O presidente disse que compreendia a importância das quadrilhas para a nossa cultura e fazia questão do aporte financeiro’, afirmou a senadora. O projeto será elaborado juntamente com o coordenador de festivais de quadrilhas, Lima Filho.
Anúncio em Campina Grande
O anúncio foi feito durante evento da Caixa Econômica na manhã deste domingo (16), quando o presidente da Caixa esteve acompanhado da senadora Daniella Ribeiro, do prefeito Romero Rodrigues e também da secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas.
Guimarães esteve, na semana passada, na abertura do Maior São João do Mundo a convite da senadora Daniella, quando teve a oportunidade de conhecer de perto todo o brilho e talento das quadrilhas que se apresentaram no Parque do Povo.
Para a senadora, que há anos é apoiadora das quadrilhas juninas, o anúncio do presidente da Caixa vem como sinônimo de esperança e fortalecimento para a cultura nordestina. “Quem assiste as apresentações dos quadrilheiros não imagina quanta luta existe por trás. É um povo talentoso, mas sobretudo persistente, por tentar manter viva a cultura das quadrilhas juninas que tanto nos encantam e nos enriquece como povo. E toda essa dificuldade foi passada para o presidente da Caixa, que logo se sensibilizou e compreendeu a importância das quadrilhas para a nossa cultura”, declarou.
A secretária Rosália Lucas, por sua vez, disse que o apoio financeiro da Caixa às quadrilhas vai fortalecer, como um todo, o Maior São João do Mundo, considerando que as apresentações das quadrilhas são um espetáculo de cores e cultura que encanta o público e engrandece a festa junina considerada uma das maiores do Brasil.
Lima Filho disse que o apoio representa a continuidade da nossa cultura, tendo em vista que o quadrilheiro hoje paga para participar do São João. “Se ele hoje tem um apoio para desenvolver um projeto que ajude no figurino, no retorno de novas quadrilhas, representa a continuidade da nossa cultura”, frisou.
Assessoria