DCE-UFPB: plenária decide manter ocupação e exige retomada imediata da entrega das carteiras de estudante
Na manhã de ontem (29), uma plenária estudantil deliberou pela permanência da ocupação na sede do Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB) e discutiu sobre a retomada do processo de distribuição das carteiras de identificação estudantil. A ocupação foi realizada na noite da última quarta-feira (29), como forma de exigir a realização de novas eleições e a prestação de contas da entidade.
Pela manhã, aproximadamente 300 pessoas acompanharam as intervenções dos manifestantes, que além de reivindicarem novas eleições para a entidade e a efetivação da prestação de contas, cobraram agilidade na retomada do processo de distribuição das carteiras de estudante.
Segundo o estudante Alexandre Santos, a distribuição das carteiras está sujeita a participação da antiga diretoria da entidade. “Não existe a possibilidade de manter o DCE aberto sem que sejam repassadas as informações sobre o processo de confecção das carteiras. No momento não há sinais de onde estes documentos estejam”, explicou.
Policiais federais e seguranças da universidade constataram a ausência das carteiras de estudante no momento da ocupação, registrando o fato através de fotos e vídeos. Durante todo o dia representantes da antiga diretoria executiva foram contatados, mas em nenhum momento atenderam ou retornaram as ligações.
Na tarde desta sexta-feira (30), os estudantes planejam uma nova reunião na em frente ao Diretório Central dos Estudantes, e informam que maiores informações sobre a ocupação podem ser conferidas através do endereço www.pelofimdaimpunidade.blogspot.com.
CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES
Vimos por meio desta, esclarecer os fatos que vêm ocorrendo no âmbito do Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB).
1. A gestão “Chega de Conversa”, eleita em fevereiro de 2009, terminou em fevereiro deste ano, recusando-se até o presente momento a realizar novas eleições.
2. Tal gestão não realizou a prestação de contas da entidade, tomando pra si um valor de aproximadamente R$ 200.000,00, obtidos através da confecção de carteiras de estudantes.
3. No dia 20 de abril, a reunião do Conselho de Entidade de Base (Coebe) legitimou a formação de uma Comissão Gestora, cabendo a esta manter o processo de distribuição das carteiras de estudante e em conjunto com a Comissão Eleitoral dar início ao processo de eleições.
4. Na tentativa de tornar o processo mais transparente e democrático, duas vagas da Comissão Gestora foram destinadas aos representantes do grupo “Chega de Conversa”, que até o presente momento não se manifestaram sobre a ocupação das mesmas.
5. Neste contexto, estudantes e membros da Comissão Gestora julgaram legítima a proposta de ocupação do Diretório Central dos Estudantes, no sentido de efetivar as deliberações anteriormente aprovadas no Coebe. Dessa forma, na noite da última quarta-feira, aproximadamente cem estudantes presenciaram a ocupação da sede administrativa do diretório.
6. No presente momento a Comissão Gestora trabalha em conjunto com o Ministério Público, no sentido de reaver as carteiras de estudantes retiradas da sede da entidade, além da obtenção da prestação de contas para que se possa haver controle no processo de confecção e distribuição das carteiras estudantis.
Frente de Ocupação do Diretório Central dos Estudantes / UFPB
Assessoria