O número total de multas aplicadas na Paraíba entre janeiro e maio deste ano cresceu 25%, em comparação ao mesmo período de 2017, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). Na cidade de João Pessoa, dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) mostram que entre janeiro e março deste ano o valor arrecadado com multas cresceu 50%, números que mostram a necessidade de se investir em educação no trânsito.
Coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran- PB, Poliana Figueiredo destaca que o trabalho de conscientização é constante, mas nem sempre fácil. “É um processo contínuo. Independente das pessoas serem habilitadas, estar no trânsito é um processo de ensino e aprendizagem, o condutor precisar estar sempre estimulado, porque a falta de conscientização é antiga”, disse.
Dados repassados pela assessoria de imprensa da Semob-JP mostram que entre janeiro e março deste ano foram arrecadados R$ 3,6 milhões em multas, contra R$ 2,4 milhões no mesmo período do ano passado. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito é aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
É alto o volume nas grandes cidades, mas também no interior do Estado, puxado sobretudo pela falta de conscientização dos condutores. Em todo ano passado foram registradas 49.859 multas em todo o Estado, segundo dados do Detran-PB.
Redação
Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir