Os imóveis estão sendo arquitetados de modo mais reduzido e funcional, com cômodos até integrados. O exemplo mais comum são os apartamentos pequenos, que exigem maior percepção para decorar e harmonizar ambientes.
Ao visitar uma loja de móveis, por mais incrível que seja, o discernimento para definir como compor a decoração de modo inteligente é primordial. Assim como apresentar ideias e medidas para o vendedor, que tentará identificar as melhores opções para te ajudar.
Entretanto, elaborar o projeto decorativo sem conhecer seu apartamento é dar um tiro no pé. Descubra mais sobre decoração para apartamentos: Como escolher os móveis ideais para espaços pequenos.
É hora de colocar a mão na massa e idealizar uma decoração confortável; elegante. Vamos lá?!
Pesquise lojas e marcas confiáveis
Depois de tudo pronto, organizado, reparar defeito na mobília ou tamanho que não condiz com o especificado é frustrante. Então, antes mesmo de admirar as opções, estude e pesquise lojas e marcas confiáveis. Afinal, investir na decoração é pensar no bem-estar, no dinheiro bem gasto.
Opte por nomes conceituados no mercado, como a MOBLY, por exemplo. Garanta que terá suporte na montagem e no pós-venda, se dúvidas surgirem. É imprescindível se sentir bem com a sua escolha, tal qual com o serviço prestado. (Clique aqui para ler sobre a Mobly)
Gosta de móveis grandes? Cuidado!
Em ambientes enxutos não é aconselhável escolher muitos móveis grandes, por ser difícil sua acomodação. Além de influenciar no fluxo de pessoas, torna o dia a dia bastante incômodo. O que não significa que alguns móveis extensos não possam fazer parte dessa harmonização.
A dica é escolher com sabedoria e ter cuidado com a quantidade de peças volumosas. Prefira conjuntos bonitos, mas funcionais; largos, mas multiuso. Sem perder em espaço e modernidade.
Veja algumas ideias:
- Poltronas dobráveis;
- Racks altos e enxutos;
- Iluminação suspensa (como spots) ao invés de abajures;
- Banquetas que sirvam para cozinha americana e convidados na sala de estar.
Tome as medidas do espaço
O planejamento começa com a identificação das medidas; comprar sem tirá-las pode custar caro. Pensando nisso, pegue uma trena, fita métrica ou qualquer outro objeto de medida e faça suas anotações dos cômodos que receberão os móveis.
Contudo, não pense apenas na acomodação da mobília, lembre-se que é preciso proporcionar a passagem de pessoas com tranquilidade. Além disso, a boa amplitude dos ambientes permite a sensação de ser espaçoso. A decoração funcional é a peça-chave para o melhor aproveitamento, inicie analisando a metragem.
Móveis multifuncionais são a nova tendência
As alternativas multifuncionais são ideais para espaços pequenos, adicionando conforto e praticidade à rotina. Esta tendência oferece mais de uma utilidade por móvel, com menos peças preenchendo os ambientes. Cômodos reduzidos que por sua vez necessitam de áreas livres.
Algumas indicações interessantes são:
- Cama-baú;
- Sofá-cama;
- Estante ou painel para TV giratória;
- Banquinhos que viram mesa lateral.
Que tal móveis planejados?
Os móveis planejados podem ser feitos sob medida, respeitando todo o projeto ideal para você. Desse modo, cada metragem é aproveitada da melhor maneira possível, utilizando as paredes com lucidez e abrindo mais espaço para transitar.
A marcenaria planejada contribui para a escolha de tonalidades rústicas, e produtos com ótima durabilidade. Converse com profissionais da área e observe as oportunidades. Vale a pena investir na decoração para espaços pequenos!
Armários embutidos, camas, escrivaninhas, balcões; a sua decoração para apartamento ficará um luxo!
Escolha elementos compactos; ajustáveis
Nichos e prateleiras são caracterizados na maioria das vezes como itens meramente decorativos. Porém, as formas compactas e ajustáveis desses elementos podem ser mais úteis do que se imagina. Principalmente para cozinhas que demandam muitos utensílios, como potes para condimentos, canecas, pratos, copos, e por aí vai.
Sendo assim, utilize os nichos e prateleiras suspensas para organizar a cozinha do seu apartamento. Mantenha por perto os temperos mais usados, eletroportáteis essenciais e deixe tudo arrumado para não perder espaço.
Integração dos ambientes em apartamentos
A integração dos ambientes em apartamentos, além de resolver um problema, traz um visual super bacana. Moderno. Contemporâneo. E com os móveis ideais para espaços pequenos, tem tudo para dar certo!
É válido destacar, porém, que essa integração deve ser projetada sem atrapalhar a privacidade dos moradores. Afinal, não é nada legal receber visitas que fiquem observando cômodos mais reservados, como o quarto por exemplo. Outra questão é o barulho que, com a união de ambientes distintos, pode ocasionar momentos desagradáveis.
A melhor dica é integrar ambientes sociais, como a cozinha americana com a sala de estar, por exemplo.
Opte por balcões e banquetas, puffs, mesas que têm a opção de abrir para atender mais pessoas e etc.