Devido às recentes prisões feitas pelas polícias Civil e Militar de
pessoas que atuam na clonagem de documentos e cartões de crédito, a
Defensoria Pública do Estado faz um alerta para que o consumidor fique
mais atento na hora de usar cartões: Ao receber a fatura, se o
consumidor perceber que foi lesado, deve imediatamente ligar para a
operadora do cartão comunicando o fato, não esquecendo, também, de
anotar o número de protocolo da reclamação.
De acordo com o defensor público Manfredo Rosenstock, que atua na Vara
Cível, alguns procedimentos podem ser adotados para evitar cair nesse
golpe. Um dos mais importantes é não assinar atrás do cartão de
crédito. “Isso vai impedir que pessoas de má fé possam falsificar a
sua assinatura e, também, obrigará o comerciante ou vendedor a pedir
um documento de identificação com foto para comprovar que o cartão é
realmente seu”, explicou.
Outro cuidado que todos devem ter, segundo orientou o defensor, é nunca
permitir que o cartão saia do local onde a pessoa está. “A máquina
deve ir até o consumidor. O cartão não pode ser levado para ser
operado longe da visão do cliente”, recomendou Manfredo.Ter acesso ao
código de segurança também é uma das maneiras mais utilizadas pelos
golpistas para lesar o contribuinte. Por isso, sempre se deve solicitar
que o cartão seja passado em máquinas de leitura sem fio.
Se o usuário descobrir que o cartão foi usado de forma criminosa, o
que só é detectado quando chega a fatura, ele não deve deixar de
comunicar o fato à operadora, anotando o número do protocolo de
atendimento, e de se dirigir à delegacia do bairro, para registrar um
boletim de ocorrência (BO).
De acordo com a Defensoria Pública, se a operadora do cartão não
ressarcir o que foi debitado irregularmente, reconhecendo o golpe, o
consumidor deve recorrer à Justiça, de posse do protocolo de
reclamação e do BO. “A Defensoria Pública é o órgão que o cidadão
pode procurar para constituir advogado gratuito e entrar no Juizado
Especial para reparar os danos que lhe foram causados pelo golpe de
clonagem de cartão ou documento. É importante, também, não se
esquecer de notificar o caso ao Procon Estadual”, enfatizou o defensor
público.
A Central de Atendimento da Defensoria Pública em João Pessoa fica na
Rua Rodrigues de Carvalho, nº 34, edifício Félix Cahino, Centro. O
telefone de contato é o 3218-4510. Em Campina Grande, o Núcleo da
Defensoria fica na Rua Deputado Álvaro Gaudêncio, nº 519, Centro. O
telefone é o 3342-2767. Nas demais cidades, os defensores públicos
atendem nos fóruns da Justiça Estadual.
SECOM-PB
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