Nesta segunda-feira (7), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) apresentou, para os secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o plano de ações preventivas nos pontos mais críticos das comunidades para os 100 primeiros dias de gestão do prefeito Luciano Cartaxo.
Segundo a Defesa Civil, os trabalhos deverão ser iniciados a partir da próxima semana, na comunidade Saturnino de Brito, no bairro das Trincheiras. Ao todo, são 35 áreas de risco na cidade.
De acordo com o coordenador do órgão, Noé Estrela, serão implementadas ações como retirada de lixo, limpeza das encostas, desobstrução de galerias, poda ou corte de árvores, assistência de saúde aos moradores, conscientização ambiental sobre o destino de resíduos sólidos, desativação ou relocação de rede elétrica, identificação e retirada de famílias em risco iminente, além de demolição de moradias após a retirada das famílias.
“Essas ações ocorrem antes do período mais crítico justamente para evitar os danos que podem ser causados pelas chuvas”, disse Noé, durante a apresentação do plano. Segundo ele, durante esta semana, serão finalizados os últimos detalhes ns secretarias envolvidas, para dar início às visitas.
O plano de ações preventivas é uma parceria da Defesa Civil com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento (Sedes) e Saúde, (SMS); Companhia de Águas da Paraíba (Cagepa) e Energisa.
Secom-JP