Defesa Civil atende cerca de 800 chamados no primeiro semestre do ano

PUBLICIDADE

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) registrou, no primeiro semestre deste ano, 797 ocorrências. No período de 1º de janeiro a 30 de junho, foram 459 chamados da população pela plataforma digital 1.Doc e 338 através da Central Telefônica (0800-285-9020) e WhatsApp (98831-6885).

A Defesa Civil é acionada por diversos motivos, desde o risco de desabamento de paredes e muros, até inundações de casas e deslizamento de barreiras – que são os casos mais graves –, mas a maioria dos chamados recebidos é de solicitação para avaliação na estrutura dos imóveis, feitas pelos proprietários ou vizinhos, que temem o desabamento.

Em caso de interdição de imóveis que oferecem risco, isto é feito imediatamente após a vistoria técnica, e a Coordenadoria solicita que os responsáveis tomem as medidas necessárias para resolver o problema. Nas demais ocorrências, a partir do laudo dos engenheiros, a Compdec-JP encaminha a demanda às secretarias e órgãos competentes.

De acordo com o diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil, Antonio Esteves, o objetivo da Compdec-JP é salvaguardar a vida das pessoas. Por isso, a Central funciona 24 horas por dia ininterruptamente e quando recebe um chamado, uma equipe é enviada ao local para fazer a vistoria e indicar a ação necessária.

“Estamos 24 horas à disposição da população, mas pedimos, que, quando possível, nos mande fotos e vídeos para podermos entender a gravidade da ocorrência, pois, por diversas vezes, temos mais de um chamado no mesmo instante, e precisamos atender preferencialmente os casos mais graves”, explicou Antonio Esteves.

Resultados – O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que a Compdec-JP não apenas recebe os chamados, mas procura atender as solicitações da população o mais rápido possível, e isto se deve ao compromisso da Prefeitura de João Pessoa de zelar pela integridade dos seus habitantes.

“Nós estamos conseguindo dar celeridade aos processos e as ocorrências são atendidas em até 48 horas, e muitas vezes conseguimos atender no mesmo dia, pois a Prefeitura não para, e as nossas equipes estão sempre prontas para atender às demandas dos cidadãos pessoenses. Nosso trabalho preventivo também tem feito a diferença, já que tivemos um semestre bastante chuvoso e com pouquíssimas ocorrências graves”, reforçou.

Kelson Chaves destacou também o apoio efetivo das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Infraestrutura (Seinfra), Habitação (Semhab), e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024