Cabedelo vem enfrentando episódios de fortes chuvas nesta quinta-feira (15) e a Defesa Civil da cidade está em alerta desde o início da manhã, com um trabalho de mapeamento das áreas mais críticas. Até agora, não foi registrada nenhuma ocorrência grave.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um novo alerta para chuvas intensas na cidade, que está sob o alerta laranja.
A Defesa Civil de Cabedelo alertou à população sobre as chuvas via SMS e está nas ruas, nos pontos mais críticos, como Jardins Alfa, Beta e Gama, Jacaré, Jardim Manguinhos e Camboinha, realizando trabalho de desassoreamento e retirada de lixo na entrada das bocas de lobo, buscando dar mais vazão às águas. Apenas um ponto crítico de alagamento foi registrado, no bairro do Poço.
O secretário Gaston Neto destaca e importância de ações prévias, como drenagem de ruas e a instalação de bueiros inteligentes (que filtram o lixo), além de investimentos constantes no trabalho preventivo durante todo o ano.
“Principalmente os bueiros inteligentes, que são de fundamental importância para que hoje não tenhamos tido nenhuma ocorrência grave de alagamento pela cidade, como acontecia há anos atrás. Hoje, temos, em média, 310 equipamentos desse tipo por toda cidade, e são eles os responsáveis por, mesmo com a forte chuva, não registrarmos nada grave”, disse Gaston.
Para acionar a Defesa Civil de Cabedelo, a população pode utilizar o telefones (83) 3206.0562 ou o número de emergência 199.
Sistema de alertas via SMS – A Prefeitura Municipal de Cabedelo atua com o Sistema de Alertas de riscos para ocorrências climáticas. A iniciativa buscar avisar a população sobre iminências de chuvas fortes, alagamentos, desabamentos e outras situações que possam causar acidentes.
O Sistema funciona via SMS enviado para usuários cadastrados. Para ter acesso, basta uma mensagem com o CEP da rua para o número 40199. O CEP pode ser enviado em qualquer formato (ex:58045720, 58045-720).
Se o endereço for aceito, o usuário receberá uma mensagem de confirmação e já começa a receber os alertas para a região cadastrada. Todo o procedimento ocorre de forma gratuita e o envio de CEPs é ilimitado, podendo ser cadastrado 1 ou mais endereços em um mesmo número de celular.
Orientações – Nesse período de chuvas e ventania, a população deve redobrar a atenção. Nuvens carregadas, trovões e ventos fortes já são sinais de que fortes chuvas estão a caminho, sendo necessário mais cautela por parte de todos.
A primeira medida de prevenção é sempre não jogar lixo nas ruas, evitando o entupimento dos bueiros e o consequente alagamento das ruas. Evitar locais que ofereçam riscos à integridade física, como áreas de alagamento, árvores e barrancos; e ficar sempre atento à previsão do tempo também são algumas das medidas de segurança aconselhada pela Defesa Civil.
PB Agora