Defesa Civil de João Pessoa intensifica monitoramento e vistoria áreas de risco

PUBLICIDADE

Com as chuvas registradas na manhã desta segunda-feira (3), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) intensificou o monitoramento das áreas de risco. Embora não tenha registro de ocorrências, as equipes da Compdec-JP visitaram as comunidades para verificar a situação.

A Capital registrou média de 40,5 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 24 horas – até às 10h desta segunda-feira (3). O bairro com maior índice pluviométrico foi o Altiplano, com 43,6 mm, seguido do Cuiá, onde choveu 42,2 mm. A menor precipitação foi registrada no bairro de Manaíra, com 36,8 mm.

Embora não tenha registro de ocorrências pela Central de Operações, a equipe da Compdec-JP constatou, em vistoria, o desmoronamento de parte do pavimento na ponte da Avenida José Tavares, em Cruz das Armas, bem como uma árvore com risco de tombar sobre fios de energia. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) foi acionada e realizou o bloqueio parcial da via. A Energisa e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também foram acionadas e estão trabalhando na área.

Assim como Semob-JP e Sedurb, diversos órgãos municipais seguem de prontidão, a exemplo ainda da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam).

Alerta- O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (3), um alerta válido até às 10h desta terça-feira (4), com previsão de chuvas de 30 a 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, destacou que o Inmet vem emitindo avisos meteorológicos desde a semana passada, mas graças ao trabalho preventivo realizado pela Compdec-JP e demais órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, a situação está sob controle, com algumas ocorrências, mas sem vítimas.

“A Compdec-JP, assim como as demais secretarias que integram o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, está atenta e segue trabalhando para minimizar os transtornos e assegurar o bem-estar da população, principalmente das pessoas que moram em áreas de risco, que deve nos acionar imediatamente em caso de ocorrência”, disse o coordenador.

Jailton Gomes, reforçou a necessidade da adoção de medidas de segurança em caso de caso de chuvas fortes. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade”.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Semam- Os técnicos da Semam registraram o arriamento de bambus na Rua São Geraldo, conhecida como Rua da Mata, no Cabo Branco. O arriamento não comprometeu o fluxo da rua. Os técnicos da Semam continuam vistoriando as áreas verdes e os telefones para informações de árvores em situação de risco são 3213-7012 e 3213-7018.

Seinfra- Várias equipes da Secretaria de Infraestrutura estão circulando por pontos da cidade fazendo manutenção na rede de galerias. De acordo com a Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC). Até o momento não foi registrada ocorrência.

Só este ano, no orçamento da Seinfra foi destinado o valor de R$ 18 milhões para melhorias na rede de drenagem. As intervenções feitas pela atual gestão já reduziram de 110 para 26 os pontos de alagamentos na cidade de João Pessoa.

Semob-JP- Desde as primeiras horas desta segunda-feira (3), equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana monitoram os corredores e vias com grande demanda de tráfego. São 40 agentes de mobilidade em campo e 5 no Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT) atentos ao trânsito, para reduzir os transtornos causados pelas chuvas. A semafórica está de plantão para solucionar problemas nos semáforos, porventura causados pelas fortes chuvas. O trabalho é feito em conjunto com outros órgãos da Prefeitura da Capital. Os contatos 3213-7188 (Disk-Semob-JP) e 98760-2134 (Whatsapp-COTT) estão disponíveis para a população.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…

23 de novembro de 2024

População de JP pode se vacinar contra Influenza, Covid-19 e dengue em shoppings da Capital neste sábado

Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Família de vítima vai oferecer recompensa para localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…

23 de novembro de 2024

260ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…

23 de novembro de 2024

Noite de violência: dois homens são assassinados e uma mulher vítima de tentativa de feminicídio na Grande João Pessoa

A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…

23 de novembro de 2024