Defesa Civil em João Pessoa segue de prontidão e monitora as áreas de risco após alerta do Inmet

PUBLICIDADE

Mais um dia de chuvas em João Pessoa e as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) seguem de prontidão, monitorando nas áreas de risco, com atenção especial às comunidades ribeirinhas e barreiras. Apesar das chuvas contínuas, não foram registradas ocorrências graves.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que o nível do Rio Jaguaribe subiu em alguns trechos, demandando atenção redobrada por parte da Compdec-JP, que está desde a sexta-feira reforçando o trabalho de limpeza na Av. Beira Rio, para que as águas possam fluir com mais facilidade e principalmente amenizar o transbordamento nas comunidades, dando total assistência às famílias.

“A grande preocupação do prefeito Cícero Lucena e de todos os órgãos que compõem o Sistema Municipal de Defesa é com o bem-estar das pessoas. Por isso seguimos no trabalho em campo e apoiando as comunidades nas necessidades mais urgentes, em algumas delas assistindo as famílias com alimento e água potável”, pontuou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de João Pessoa está em alerta laranja até às 23h59 deste domingo (11), com previsão de chuvas entre 30 mm a 60 mm/h (milímetros/hora) ou até 50 mm a 100 mm/dia, risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.

Na manhã deste domingo, o índice pluviométrico já ultrapassou os 80 mm de acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramente de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A área da Capital que mais choveu foi Tambauzinho, que registrou 83,2 mm nas últimas 24 horas, seguido do Centro, com 80,8 mm.

O coordenador da Defesa Civil reforçou que algumas medidas de segurança devem ser adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 9.8831-6885, que funciona 24 horas.

Operação Inverno – Desde de fevereiro a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1.000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Precipitação nas últimas 24h (até as 12h15)

Tambauzinho: 83,2 mm

Centro: 80,8 mm

Cuiá: 77,2 mm

Grotão: 70,8 mm

Manaíra: 70 mm

Cristo: 65,4 mm

Fonte: Cemaden

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar apreende bala de canhão do tamanho de um braço na Grande João Pessoa

Uma operação da Polícia Militar resultou, na manhã deste sábado (26), na apreensão de uma…

26 de outubro de 2024

Roberto Burity é reconduzido presidente do Botafogo da Paraíba; posse ocorrerá em novembro

Por aclamação, Roberto Burity foi reeleito presidente do Botafogo Futebol Clube para o biênio 2024-2026,…

26 de outubro de 2024

Falso corretor de imóveis é preso novamente por golpes e violência doméstica na Grande João Pessoa

Um estelionatário com longa ficha criminal, conhecido por aplicar golpes como falso corretor de imóveis…

26 de outubro de 2024

Crença na vitória de Cícero Lucena na eleição deste domingo chega a 71,1%, aponta pesquisa PB Agora/Datavox

A confiança dos eleitores na vitória do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) no segundo turno das…

26 de outubro de 2024

Incêndio atinge Lojinha do Treze em CG, mas rapidamente é controlado pelos Bombeiros

Um incêndio de pequenas proporções atingiu a Lojinha do Treze, localizada na esquina do Calçadão…

26 de outubro de 2024

Apenas um trecho do litoral paraibano está impróprio para banho, aponta relatório da Sudema

Em recente avaliação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a qualidade das…

26 de outubro de 2024