O gerente executivo da Defesa Civil estadual, coronel Sinval Pinheiro Borges, estará enviando ainda esta semana, atendendo determinação do governador José Maranhão e do secretário Francisco Sarmento, equipes de técnicos do órgão para verificar a situação dos municípios de Sousa, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Santarém e Poço Dantas.
O objetivo, segundo Sinval Borges, é auxiliar os prefeitos na elaboração do NOPRED – Notificação Preliminar de Riscos, na decretação de situação de emergência e ainda na Avaliação de Danos – AVADAN documento essencial para que o município possa ser contemplado com recursos do governo federal.
Desde sexta-feira, 17, a Defesa Civil vem mantendo plantão permanente com o objetivo de atender os casos de emergência e ao mesmo tempo está em contato direto com a Aesa que monitora o nível de chuva que tem caído no estado, bem como os açudes.
De acordo com Sinval, a Aesa tem informado que foram registradas chuvas no Sertão e Cariri Ocidental. Em algumas localidades elas são consideradas bastante representativas.
A Defesa Civil também está mantendo contato com outros órgãos, entre eles o DER e a Defesa Civil nacional que mantém plantão em Brasília.
Secom