Serão realizados, no próximo dia 25, os trabalhos de manutenção na torre sineira do Mosteiro de São Bento, em João Pessoa. A manutenção vai abranger principalmente o leão de metal que integra a Igreja Nossa Senhora de Monte Serrat. A data foi acordada em audiência realizada pela 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social nesta segunda-feira (12).
Participaram da audiência o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa e representantes do Centro Cultural São Francisco, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil da Capital, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As intervenções técnicas que serão realizadas na torre serão executadas e acompanhadas pela Arquidiocese da Paraíba, proprietária do Mosteiro de São Bento. O Corpo de Bombeiros se comprometeu a dar apoio técnico para assegurar o acesso e segurança da equipe responsável pela manutenção na torre. A corporação também vai contatar a Energisa, para fazer a retirada temporária da fiação existente no local para possibilitar a montagem da plataforma.
O Iphan informou, durante a audiência, que já concedeu a autorização necessária à Arquidiocese da Paraíba para a realização do serviço de manutenção. O instituto também vai indicar um mestre artífice para acompanhar todo o trabalho.
A Defesa Civil e a Sedurb se comprometeram a acompanhar e colaborar com o trabalho de manutenção na torre sineira. Já a Semob vai fazer a intervenção necessária para isolamento do local e interdição do trânsito.
Redação com Assessoria