Apesar do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ter publicado em 2014, a Portaria 445 do determinando que estava proibida a captura e comercialização dos guaiamums em qualquer período do ano. Porém, como o goiamum sempre foi uma das iguarias mais requisitadas nos pratos dos brasileiros, a decisão do MMA passou na época por uma série de pressões do setor pesqueiro (industrial e artesanal) e essas medidas foram adiadas. Quem fala do risco de extinção desta espécie na Paraíba é o biólogo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Luís Wagner Ferreira Guimarães, que faz a seguinte avaliação do risco: “mais crítica antes de extinta”.
Segundo Luís Wagner, em 2018, ficou estabelecido que a captura e comercialização desse crustáceo só serão permitidas quando as reservas ou locais de pesca estabelecessem Planos de Gestão Local, os quais prevejam medidas para ordenamento, monitoramento e controle que propiciem o uso sustentável da espécie. Neste caso, os catadores que trabalham com esses animais são cadastrados e os comerciantes devem ter comprovante da origem dos goiamuns adquiridos. Sem a documentação, a oferta do guaiamum é considerada ilegal.
Apesar de ameaçado, o guaiamum – que se diferencia do caranguejo pela coloração azulada. “Esse ano, em ações de fiscalização, o Ibama multou alguns bares por comercializarem goiamum sem a certificação de origem”, declarou Luís Wagner. Nestas ações, os animais apreendidos foram soltos próximos à manguezais da região onde se encontravam.
Redação
Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…
Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…
Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…