O deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) esteve reunido com o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, solicitando celeridade no processo para a execução do projeto de criação de uma cadeia produtiva e arranjo produtivo local do camarão litopenaeus vannaamei no semiárido paraibano.
Hugo Motta lembrou que, no ano passado, esteve juntamente com o coordenador do projeto, professor Fernando Amaral e o professor Gerson Azeredo apresentando a proposta para o então ministro Marcelo Crivella, o que culminou na assinatura do termo de cooperação entre o Ministério e a Universidade.
De acordo com o professor Fernando Amaral, a aquicultura vem se destacando pelo elevado potencial de produção e pela qualidade nutricional dos produtos gerados.
O Brasil possui um grande potencial pesqueiro de camarões, porém a produção por captura está em declínio, enquanto a produção do camarão em cativeiro conhecido como carcinicultura tem aumentado. O parlamentar ressaltou a importância da implantação do projeto, pois além de engrandecer a capacidade produtiva do Estado vai gerar emprego e renda.
E pediu que se possível o Ministro priorizasse a análise do projeto para que com a liberação dos recursos o mesmo possa ser executado o mais breve.
Redação com Assessoria