Em reportagem publicada nesta segunda-feira, 26 de novembro de 2018, o Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas, AESA-PB informou da paralisação do bombeamento da Transposição do Rio São Francisco interrompendo a entrega das águas ao leito do Rio Paraíba. Na reportagem, há menção sobre a exigência do Ministério da Integração Nacional para que os Estados beneficiados arquem com o custo de 140 milhões de reais da operação e manutenção da obra.
O deputado estadual eleito, Moacir Rodrigues (PSL), demonstrou preocupação com a medida. Moacir já foi president da AESA, e estabeleceu os recursos hídricos como prioridade de seu mandato.
“Ao me deparar com a referida matéria jornalística imagino que a AESA poderia ter tomado medidas de precaução efetivas para impedir que a situação chegasse a tal ponto. Se há um custo a pagar relacionado ao fornecimento de energia elétrica, o Estado da Paraíba deveria ter se antecipado e apresentado projetos de geração de energias alternativas (eólica e solar) em conjunto com os demais Estados beneficiados” disse.
Segundo o deputado, ao que nos parece, somente agora a AESA-PB vem a público expor o tamanho do problema e que pode refletir no desabastecimento de uma população de mais de 800 mil pessoas. Portanto, a hora é de buscar soluções em conjunto com o Governo Federal e elaborar projetos de geração de energia que aliviem os custos que são divulgados.
Redação com assessoria
Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000
Enquanto muitos times de futebol prosperam no conforto de seus estádios, alguns clubes se destacam…
A Polícia Civil da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (27) o inquérito policial sobre o caso…
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) 15 apresentou alta de 0,34% em…
A Paraíba registrou o segundo maior crescimento no número de sistemas solares instalados no Nordeste…
A Polícia Civil da Paraíba prendeu nesta sexta-feira, 27 de dezembro, um homem investigado por…
O governador João Azevêdo revelou planos para a construção de um novo Centro de Convenções…