O desembargador João Benedito da Silva foi eleito por unanimidade para presidir a Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) no biênio 2023/2024.
A eleição ocorreu na tarde desta quarta-feira (9) durante a 17ª sessão ordinária administrativa da Corte, ocorrida de forma virtual.
Além dele, foram eleitos os desembargadores Marcos William para vice-presidente da TJPB, Carlos Beltrão para a Corregedoria, Ricardo Vital para a Escola Superior de Magistratura (ESMA) e Joás de Brito para a Ouvidoria-Geral.
A nova Mesa Diretora irá tomar posse no começo de 2023.
Sobre o novo presidente
Natural de Aliança-PE, João Benedito da Silva ingressou na magistratura em agosto de 1984, designado para a unidade judiciária de São José de Piranhas. Atuou, ainda, antes de vir para a comarca de João Pessoa, em Queimadas, Princesa Isabel e Campina Grande. Por diversas vezes substituiu, no Tribunal Pleno, os desembargadores Plínio Leite Fontes, Antônio de Pádua Lima Montenegro, Genésio Gomes Pereira Filho, Francisco Seráphico da Nóbrega Neto e Saulo Henriques de Sá e Benevides.
O magistrado foi convocado, também, para integrar a Segunda e Quarta Câmaras Cíveis, órgão fracionários do Tribunal. Ele ainda integrou, a Comissão Dirigente do 50º Concurso de Juiz Substituto do Estado. Em 2007, foi eleito para a vaga de Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O novo desembargador é casado com a defensora pública do Estado Maria da Glória Oliveira e têm três filhos: João Gustavo, Maria Gabriela e Antônio Manoel.