A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Desembargador Serpa lança novo livro de crônicas

O desembargador José Di Lorenzo Serpa lança na quinta-feira, 29 de novembro, no salão nobre do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, a partir das 17 horas, o novo livro de crônicas e poemas dele, intitulado “Telhados”.

 

O lançamento terá a participação musical do cantor e compositor paraibano Sérgio Túlio, que apresentará algumas músicas do CD “Terraço”, de autoria dele em parceria com o desembargador/escritor.

 

“Telhados” é o quinto livro do escritor, cronista, poeta e compositor, desembargador José Serpa, que é autor dos livros “Poemas de Todos os Dias”, lançado pela Editora A UNIÃO; “Poesias de sempre, Editora Fabulação; “Nove Discursos e Uma Dezena de Poemas” Editora FabulAção e “Lições do Tempo” , Editora FabulAção.

 

O livro conta com mais de 240 páginas de crônicas e poemas criados pelo escritor nas horas de folga e de reflexão na varanda do apartamento onde mora, na praia do Cabo Branco, próximo ao ponto mais oriental das américas.

 

Serpa consegue por cima dos “Telhados”, segundo o poeta e cronista Saulo Mendonça, responsável pelo prefácio desse novo livro, fazer um relato cronológico de fatos, sejam eles bem sucedidos ou não, sejam tristes, opacos, mas com o figurino natural que reveste  quaisquer ocasiões do dia a dia.

 

O livro “Telhados” tem a coordenação editorial do jornalista Joanildo Mendes, projeto gráfico e editoração de Martinho Sampaio, ilustrações do chargista/cartunista Gilton Lira, revisão de Ana Cláudia Monteiro e impresso na Gráfica F&A.

 

José Di Lorenzo Serpa nasceu na cidade de João Pessoa, Capital da Paraíba, no dia 8 de agosto de 1943. Filho natural de Sebastião Salustiano Serpa e de Francisca Di Lorenzo Serpa, casou-se com Francisca do Rosário Lopes Serpa com quem tem os filhos Júlio César Lopes Serpa, José Di Lorenzo Serpa Filho e Raquel Lavínia Lopes Serpa.

 

O autor, que é sócio da Associação Paraibana de Imprensa (API), conta com diversas publicações de poemas e crônicas no Correio das Artes, suplemento literário do jornal A UNIÃO, escreve no Jornal Correio da Paraíba, na revista A tribuna, nos portais de notícias Fatos PB e Estampa PB e foi colunista semanal do extinto Jornal O Norte.

 

Grande admirador da poesia moderna, a partir da leitura dos promotores da Semana de Arte Moderna, em 1922, conviveu com a poética de grandes autores, a exemplo de Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Jorge de Lima, sem esquecer os poetas simbolistas e parnasianos.

 

Iniciou seus estudos no Externato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em João Pessoa, e aos 16 anos já escrevia poemas. Ele passou por diversos colégios da Capital até se formar em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1967. Ingressou no Ministério Público em 1968, assumindo a Comarca de Piancó. Trabalhou em Caiçara, Alagoa Grande, Campina Grande e João Pessoa. Ele recebeu o título de Cidadão  Campínense e foi professor da antiga Furne, atualmente denominada de Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

O desembargador Serpa assumiu como procurador de Justiça em 1996, passando por vários cargos em sua carreira, entre eles a Secretaria do Colegiado do Ministério Público, Coordenadoria da Segunda Procuradoria Cível e procurador junto à Câmara Cível. Também foi vice-presidente da Associação do Ministério Público, chegando ao cargo de Desembargador em 2006, onde exerceu o cargo de presidente da Câmara Cível e atualmente responde pela vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral.

 

 

 

Redação com Estampapb

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe