O prefeito Vitor Hugo entregou, nesta quinta-feira (28), crédito de R$ 99,600 mil a 33 microempreendedores locais dentro do programa Desenvolver Cabedelo. A solenidade aconteceu no auditório do Anexo da Prefeitura (Casa do Alemão). Com esse investimento, o programa municipal de microcrédito atinge a marca de 365 beneficiados, em um investimento total de R$ 924,160, desde que foi implantado, em 2015.
O Desenvolver Cabedelo é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.
“A ideia nossa não é só emprestar o dinheiro e, sim, dar um suporte ao cidadão, tratá-los dignamente. É poder fazer um acompanhamento para que os empreendedores possam crescer, afinal o crescimento desse setor influi no crescimento econômico do município. Então é necessário realizar esse trabalho de ajudar e tratar as pessoas que buscam o programa com respeito, dando-lhes a acolhida e o acompanhamento para que elas possam se desenvolver. É muito bom saber que tem pessoas que já estão buscando o terceiro financiamento, isso demonstra a solidez e a confiança adquirida pelo programa. O que é bom é preciso dar continuidade e aprimorar cada vez mais, e essa é nossa intenção à frente da gestão municipal”, declarou o prefeito Vitor Hugo.
Para o secretário da Indústria Comércio e Portos, Alexandre Mariz Maia, órgão responsável pelo Desenvolver Cabedelo, o programa, além de constituir um incremento na economia local, tem um papel estratégico para a gestão municipal.
“O Desenvolver contribui, certamente, para a construção de uma nova Cabedelo, que incentiva e cresce junto com sua população”.
Anselmo Avelino de Mesquita mora no Centro e trabalha com eletrônica. Já pela segunda vez no programa, ele falou sobre sua experiência com o Desenvolver Cabedelo.
“Tem momentos em que não dispomos de dinheiro para investir, então esse programa da Prefeitura foi muito bom, pois dá oportunidade das pessoas trabalharem e investir para que a empresa tenha um bom desenvolvimento. Com esse dinheiro vou investir em peças e algumas pequenas reformas que tenho a fazer”, comentou.
Capacitação – Uma das vertentes do Desenvolver é o acompanhamento dos participantes, com visitas locais e a oferta de capacitações através de órgãos como o Sebrae e profissionais ligados à Prefeitura. Dentro desse principio, o programa estará ofertando, no próximo dia 4, no auditório da Secretaria de Educação, as palestras motivacionais “Atendendo com sucesso” e “A história de sucesso”, com os palestrantes Ramalho Pinto e Jose Reinaldo.
A intenção do programa é manter essa programação ofertando duas palestras por mês. A segunda palestra de julho está prevista para o dia 20.
Adesão ao Programa – Para participar do programa, os interessados devem fazer o seu cadastro na sede do Desenvolver, situado na rua Joaquim Bento de Santana, s/n, sala Ç, no bairro de Monte Castelo (próximo ao Varanda’s Dancing Bar), das 9h às 14h, horário de funcionamento do órgão. Ao local, é importante comparecer munidos de Carta CNPJ, Comprovante de Residência, Identidade e CPF.
Após fazer seu cadastro, o candidato se submeterá ao processo de capacitação para ser habilitado a definir o Plano de Negócio. Aprovado o Plano, cabe ao comitê gestor analisar cada um para definir o valor a ser emprestado e o prazo de pagamento, levando em conta a capacidade de cada um. Após essa etapa, o processo entra na fase de credito e, depois, no pós crédito, que é o acompanhamento da aplicação dos recursos.
O Desenvolver trabalha com duas linhas de credito: uma para aquisição de equipamentos e máquinas, e outra para capital de giro. A taxa de juros dos empréstimos é de 0,8 a.m sobre o contrato, e a multa para inadimplentes chega a 2%.
Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir