Conde recebeu o certificado que integra até 2023 o Novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Governo Federal que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas na publicação que assegura recursos e políticas públicas para o setor.
A prefeita de Conde, Karla Pimentel, comemorou a certificação e destacou que o desenvolvimento do turismo é prioridade em sua gestão. “O turismo é um instrumento para geração de emprego e renda para o nosso povo e de desenvolvimento para o nosso município. Nós estamos profissionalizando o turismo em nossa região e investindo em capacitação e infraestrutura para receber muito bem os nossos visitantes”, disse.
Marília Melo, secretária de Turismo de Conde, afirmou que a certificação é uma vitória para o Conde e significa mais recursos para desenvolvimento do turismo. Ela lembra que para conseguir a inclusão, o município cumpriu critérios como: possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos; ter Conselho Municipal de Turismo ativo; comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê, que neste caso foi o Fórum Costa das Falésias.
Fomento – A Prefeitura de Conde vem investindo em turismo. Abriu o Centro de Atendimento ao Turista para dar suporte e apoio aos visitantes e vai inaugurar o Hotel Escola, espaço que será utilizado para formação de mão de obra qualificada. A gestão também vai investir na sinalização turística, implantação wi-fi gratuito em 18 pontos da cidade e Roteiro Digital – QR Code nos pontos turísticos com informações sobre a localidade.
Mapa do Turismo – O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
Destino mais acolhedor – Conde foi escolhido o destino turístico mais acolhedor da Paraíba, segundo a edição 2022 da Traveller Review Awards, divulgada pela plataforma de viagens Booking.com. A premiação anual se baseia em mais de 232 milhões de avaliações verificadas de viajantes e reconhece os destinos e prestadores de serviço de viagem mais acolhedores do mundo. Segundo a Booking.com, em quesito de hospitalidade, o Brasil se destacou e figurou no ranking dos dez países mais acolhedores do mundo, em 8º lugar.
Assessoria
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
A partir desta segunda-feira (25), ao menos 70 municípios da Paraíba terão os serviços de…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (24), um alerta de perigo potencial…
O médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, filiado ao PSB, está prestes a assumir a…
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exaltou a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)…