A Paraíba o tempo todo  |

Desrespeito a sinalização causa transtorno ao trânsito na avenida Josefa Taveira, em Mangabeira

Segundo maior corredor comercial da cidade de João Pessoa, a avenida Josefa Taveira localiza-se no bairro de Mangabeira e através dos anos transformou-se em um grande polo para o comércio atraindo grandes redes de lojas, agências bancárias e concessionárias de motocicletas.

Mangabeira, que segundo dados do IBGE 2010, possui aproximadamente 100 mil habitantes, tem a avenida como principal suporte para o desenvolvimento do bairro. Em seus quase dois quilômetros de extensão, a Josefa Taveira liga o Valentina ao Jardim Cidade Universitária atravessando o bairro mais populoso da Capital.

Porém, diariamente, tem sido difícil para os motoristas trafegarem pela avenida. Aproximadamente 30 mil veículos passam pela Josefa Taveira todos os dias e o desrespeito à sinalização da via tem causado transtorno aos condutores.

Logo nos primeiros metros da avenida, é possível ver a placa que determina o início da área onde é proibido estacionar. É possível encontrar essa sinalização por quase toda a extensão da avenida.

Baseando-se em denúncias de que motoristas estariam deixando seus carros estacionados em área proibida, conforme a sinalização, o PB Agora foi até o bairro de Mangabeira e durantes alguns minutos não foi difícil flagrar motoristas cometendo a infração. Alguns veículos chegam a ficar parados por cerca de 30 minutos, porém, com o intuito de não caracterizar o ato de estacionar, os condutores deixam seus veículos com a luz do alerta ligado. O objetivo, segundo a Semob, é argumentar, em caso de uma abordagem, que o veículo está parado e não estacionado, o que no Código Nacional de Trânsito são atos distintos.

Segundo o diretor de operações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana(Semob), Cristiano Nóbrega, o problema já é conhecido e os agentes de trânsito têm autuado os veículos constantemente. “Nós sabemos que diariamente acontece esse tipo de infração e aplicamos a multa. O agente passa, ‘limpa’, mas minutos depois surgem outros”, disse Nóbrega. Cristiano alertou ainda que devido a gravidade da situação, a Semob estuda o uso de reboques para retirar os veículos estacionados em lugares não permitidos.

Quanto ao ato de alguns motoristas permanecerem dentro dos veículos e/ou com o alerta ligado, o diretor de operações afirma que mesmo assim se caracteriza o ato de ‘estacionar’, já que ‘parar’ envolve apenas o embarque e desembarque de passageiros. Contudo, Cristiano diz que esse não é o único problema detectado e que a Josefa Taveira não é a única avenida a sofrer com esse tipo de infração: “Também acontece muita fila dupla e não é só na Josefa Taveira, a avenida Maciel Pinheiro, no Centro, também sofre com isso. Mas a Semob tem autuado os motoristas.

Cristiano Nóbrega enfatiza que, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, a multa para quem parar em fila dupla é de R$ 127,69 com 5 pontos na carteira. Já o valor para a infração de estacionar em local proibido é R$ 85, 13 com 4 pontos na CNH.

 

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe