A partir da próxima segunda-feira (10) todos os Centros de Formação de Condutores que funcionam na região metropolitana de João Pessoa passarão a controlar a frequência dos alunos, nas aulas teóricas, pela impressão digital. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Carvalho.
O sistema de biometria vai captar a impressão digital do aluno, no início e ao final de cada aula, permitindo que o órgão controle a frequência e o cumprimento da carga horária exigida pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que é de 45 aulas teóricas para os candidatos à primeira carteira nacional de habilitação, antes da realização do exame de legislação.
Além do sistema de biometria, o aluno também assinará um certificado atestando que recebeu do Centro de Formação de Condutores o número de aulas exigido pela legislação.
De acordo com o cronograma estabelecido pelo Detran, por meio de um acordo com a Associação dos Centros de Formação de Condutores, em Campina Grande e região, a implantação do sistema de biometria será feita a partir do dia 17 de dezembro e nas demais cidades do Estado a partir do dia 24.
O cadastro biométrico no Centro de Formação de Condutores será feito após a aprovação dos candidatos nos exames de saúde (médico e psicotécnico), condição exigida para o início das aulas teóricas e práticas.
Com a implantação do sistema de biometria, a marcação dos exames teóricos e práticos só será liberada pelo Detran após a comprovação da frequência.
A partir de 21 de janeiro de 2013, a biometria passará a ser exigida também no controle da frequência às aulas práticas de direção, que, de acordo com a legislação, devem ser de, no mínimo 20, antes do exame prático de direção. O candidato, obrigatoriamente, terá que passar pelo Centro de Formação antes e depois de cada aula.
Com essa exigência, será possível que o sistema verifique, até o cumprimento do mínimo de 20% das aulas práticas em horário noturno, como estabelece a legislação.
O presidente da Associação dos Donos de Centros de Formação de Condutores, Eduardo Feitosa, disse que o setor foi notificado pelo Detran e teve tempo suficiente para se adequar às exigências da lei e as empresas que trabalham regularmente apoiam qualquer medida adotada pelo Governo para garantir e qualidade dos serviços prestados.
Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a implantação do sistema de biometria nos Centros de Formação de Condutores é uma ferramenta importante no controle da qualidade da formação dos motoristas paraibanos e do cumprimento da legislação.
No Detran, o sistema de biometria já é utilizado na identificação dos candidatos no momento do cadastro do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), quando também é feita a captura da fotografia e durante a realização dos exames médicos e psicotécnicos.
Em 2011, a Paraíba formou 32.400 condutores. Em 2012, com dados que computaram as carteiras nacionais de habilitação emitidas até o mês de outubro, já tinham sido formados 26.733 candidatos.
Pb.gov
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…