A partir desta segunda-feira (29), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) disponibiliza mais uma ferramenta dentro do Portal de Serviços, no seu endereço eletrônico (detran.pb.gov.br). Trata-se da liberação do Laudo Médico Online, que vai permitir ao condutor com necessidade de concessão do benefício da isenção fiscal, na compra de veículo, receber o exame virtualmente, evitando o deslocamento até uma das unidades da autarquia.
O sistema, que já permite realizar o agendamento de perícia médica pelos condutores que desejam adquirir a CNH com restrição para conduzir veículos, foi expandido para disponibilizar também o laudo médico online. Com a realização do cadastro no Portal de Serviços, o usuário pode dar entrada e, por meio do uso dessa ferramenta, passa a ter a opção de realizar em casa, no site oficial, serviços que até então só estavam disponíveis presencialmente.
O superintendente Agamenon Vieira lembra que esta medida faz parte de um plano de governo que visa desburocratizar e facilitar o acesso aos serviços do órgão. “Além de ser mais cômodo para o cidadão, este sistema gera economia de tempo, combustível e reduz as filas nas unidades do Detran. Desta forma, o tempo de espera também será reduzido, melhorando a relação do órgão com o usuário”, explicou.
Conforme o gerente da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Manoel Soares Neto, a partir do momento em que o médico informar a avaliação do condutor, o laudo estará disponível para ser validado via web, dando segurança e evitando falsificação do documento. “Quando o condutor se dirigir às receitas Federal ou Estadual, o documento poderá ser validado. Para isso, bastará acessar o link”.
Passo a passo – Para se cadastrar, o usuário deve acessar o portal do Detran-PB, clicar no link “Portal de Serviços” e criar uma conta informando o CPF. Após isso, será solicitado que informe nome completo, data de nascimento, sexo, e-mail, confirmação de e-mail, telefone com DDD e clicar em “Salvar”. Será exibida uma mensagem de efetuação de cadastro e enviado um e-mail com um código de ativação para o endereço eletrônico informado.
Após isso, estando com o código de ativação, o usuário deve informar novamente o CPF e clicar em “Acessar”. Será direcionado para uma nova tela, na qual deverá informar o código de ativação, o e-mail cadastrado e clicar em “Validar”. Com a confirmação dos dados, deverá criar e confirmar uma senha de acesso. Em caso de esquecimento, esta senha poderá ser recuperada, clicando em “Esqueceu sua senha?”.
Secom
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…