Sempre celebrado no terceiro domingo do mês de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será lembrado, nesta quarta-feira (21), às 9h, no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Presidido pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, o evento contará com palestras e depoimentos envolvendo a temática de acidentes e mortes nas vias e rodovias do Estado.
De acordo com a programação elaborada pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), em parceria com a Divisão de Educação de Trânsito (DET), após a abertura será proferida palestra do diretor do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros, que irá expor sobre “Monitoramento dos acidentes de trânsito com vítimas no Estado da Paraíba”. Em seguida, a cadeirante Carolina Vieira dará um depoimento sobre o acidente do qual foi vítima.
A segunda palestra será proferida pelo diretor de Engenharia do Detran-PB, Zeca de Sousa, que abordará “A educação e a fiscalização como condicionantes nas melhorias de trânsito e na redução do número de acidentes”.
Segundo a chefe da EPTran, Poliana Figueiredo, o evento visa alertar a população quanto ao crescente número de mortes no trânsito, por meio das palestras e exibição de vídeo educativo, que abordarão os fatores mais comuns relacionados às causas dos acidentes, a exemplo de imperícia e negligência. Já para a chefe da DET, Ana Paula Buzetto, além de lembrar essas vítimas, o evento tem por objetivo sensibilizar os condutores sobre os riscos da imprudência ao volante.
De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores. Segundo o ONSV, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, ou até mesmo o cansaço.
Somente na Paraíba, no período compreendido entre 2014 e 2016, foram mais de 3.000 óbitos por acidentes de trânsito. Em 2017, mais de 6.600 motociclistas se acidentaram e quase 900 pedestres foram atropelados, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.
Segue, abaixo, a programação completa do evento:
9h – Credenciamento
9h30 – Abertura com execução do Hino Nacional
9h35 – Exibição de vídeo oficial
9h40 – Composição da Mesa
10h – Palestra1 – Geraldo Antônio de Medeiros – HEET/CG (Monitoramento dos acidentes de trânsito com vítimas no Estado da Paraíba)
10h30 – Depoimento de Carolina Vieira (vítima de acidente de trânsito)
11h – Palestra 2 – Zeca de Sousa – DETRAN/PB (A educação e a fiscalização como condicionantes nas melhorias de trânsito e na redução do número de acidentes)
11h30 – Encerramento
Serviço:
Evento: Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito
Data: 21/11/2018 (quarta-feira)
Hora: 9h
Local: Auditório do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa
PB Agora
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia
Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…
A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…
No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…
Na madrugada desta sexta-feira (27), um galpão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),…
Cinco dias após cometer um crime brutal, o suspeito de assassinar e arrancar o coração…
O Ministério da Saúde anunciou o cancelamento do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social…