O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) retomam, neste sábado (13) e domingo (14), o calendário de vistorias do transporte escolar no Estado, programado previamente para este semestre. De acordo com o cronograma, as fiscalizações que visam coibir irregularidades do setor terão início na Ciretran de Patos e no Posto de Pedras de Fogo, envolvendo veículos de 13 municípios.
Neste segundo semestre, as fiscalizações ocorrerão até o dia 8 de dezembro, intercaladas durante os finais de semana. As vistorias vêm sendo realizadas desde 2013, divididas em dois semestres ao ano, reunindo ônibus, vans e automóveis que prestam serviços na condução de alunos da rede pública.
A fiscalização é executada pelo Detran-PB, com o apoio do MPPB e em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O trabalho é realizado por duas equipes de vistoriadores.
Segundo o coordenador de Fiscalização do Transporte Escolar do Detran-PB, Dilo Alves, entre os itens avaliados e que mais reprovam no quesito veículos estão: pneus, extintores e cinto de segurança. Já no tocante aos motoristas, a maioria trafega sem comprovação do curso específico de condutor de transporte escolar e sem constar a informação obrigatória de atividade remunerada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
PB Agora
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) lançou um alerta importante para gestores…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) divulgou o planejamento detalhado…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar…
Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…