Categorias: Paraíba

Dia Internacional contra LGBTfobia: Governo apoia feira de serviços

PUBLICIDADE

Tendas com os serviços do Centro Estadual de Referência de Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia, do ambulatório de saúde integral para travestis e transexuais e da delegacia especializada em repressão aos crimes homofóbicos vão funcionar, a partir das 8h, nesta quinta-feira (17), no Ponto Cem Réis, em João Pessoa, para atendimento e orientação a população LGBT e do público em geral.

A feira “Todos Iguais: Todos com os mesmos Direitos” marca o dia 17 de Maio, data internacional de luta contra a LGBTfobia no mundo. O evento é uma realização do Movimento LGBT de João Pessoa com apoio da Defensoria Pública do Estado, UFPB, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (SESDS).

Na Paraíba, o governo desenvolve políticas públicas de atendimento direto ao público LGBT com serviços de referência, como o Espaço LGBT e o ambulatório TT. Funcionando desde 2011, o Espaço LGBT tem mais de 1.325 usuários e já prestou mais de 11.500 atendimentos. O ambulatório recebe mulheres transexuais, travestis e homens trans que estão no processo transexualizador com atendimento especializado de serviços na área de psicologia, psiquiatria, ginecologia, urologia e outros.

Segundo a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o governo vai inaugurar este ano o Espaço LGBT de Campina Grande, que atenderá a população LGBT do interior do Estado, atendendo a uma antiga reivindicação do Movimento LGBT.

“A Paraíba vem alcançando destaque na implantação de políticas públicas para o público LGBT, que envolvem além dos serviços gratuitos, a implementação de legislações específicas que buscam combater a LGBTfobia, como a Lei 7.309/2003, atualizada pela Lei 10.909, de 2017, que proíbe a discriminação e preconceito em virtude de orientação sexual e identidade de gênero no Estado. Também foi implementada a Lei dos Cartazes, que obriga estabelecimentos públicos e privados a afixação de cartazes informando sobre a discriminação e multa”, afirma Gilberta Soares. O nome social também é adotado nos órgãos da administração pública direta e indireta.

 

Atividades no interior – Durante este mês de maio, a equipe da gerência de Direitos de LGBT da Secretaria da Mulher participa de ações contra a LGBTfobia nas cidades de Picuí, Salgado de São Félix, Belém e Sapé, com objetivo de fortalecer a rede de proteção e garantia de direitos das pessoas LGBT.

 

Seminário – O governo realizará o II Seminário “Vítimas LGBT no inquérito policial”, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e Semdh, no dia 25 de maio, no auditório da Central de Polícia, BR-230, Geisel, quando serão apresentados dados estatísticos oficiais sobre crimes letais contra a população LGBT no Estado, um trabalho pioneiro de levantamento de dados para resolução de casos de LGBTfobia no país.

 

Mais informações

Feira de Serviços do Governo do Estado da Paraíba e atendimentos da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, alusiva ao 17 de Maio.

Realização: Movimento LGBT de João Pessoa e Defensoria Pública do Estado da Paraíba.

Local:Ponto do Cem Réis, Centro, João Pessoa

Horário: 8h

 
 
Secom-PB
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024