Nessa segunda-feira (01), foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
A data, adotada no Brasil a partir de 1988, serve para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. Para tratar da temática na Capital, tramita na Câmara Municipal de João Pessoa, o requerimento de Nº 079/2014, de autoria do vereador Ubiratan Pereira – Bira (PT), para realização de uma Sessão Especial, prevista para as 15h, do próximo dia 10. A sessão alusiva à data terá como tema: “Desafios atuais para quem vive e convive com AIDS/HIV”.
“O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com AIDS/HIV continuam sendo as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Por tanto, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores, e sermos mais solidários do que somos por natureza. E acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas”, afirmou o parlamentar.
Sobre a Luta
As campanhas realizadas, explicando as maneiras de contágio e prevenção, também visam diminuir o preconceito em relação aos portadores do vírus HIV, causador da AIDS, descoberto em 1979, pelo Instituto Pasteur, na França. Desde então, a Organização Mundial da Saúde passou a escolher grupos sociais atingidos pela AIDS e definir estratégias para uma campanha com o objetivo de sensibilizar a opinião pública.
Sobre o Vírus
A sigla do vírus em português significa Síndrome da Imunodeficiência Humana. O vírus da AIDS atua como um parasita ao se instalar em uma célula e age como um oportunista, baixando a imunidade das pessoas. Dessa maneira, os portadores podem facilmente ficar doentes, o organismo não consegue se defender sozinho. Assim, as pessoas não morrem de AIDS, mas sim de uma doença que aproveita a baixa do sistema imunológico. A transmissão do vírus não acontece pelo ar ou pelo toque, é necessário que haja condições específicas como relações sexuais sem camisinha, transfusão de sangue contaminado, uso de seringas já utilizadas, etc. A AIDS ainda não tem cura, mas quanto mais cedo à pessoa infectada iniciar o tratamento médico, mais possibilidades de estabilizar a doença e, consequentemente, manter uma boa qualidade de vida.
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) encerra, hoje (26), as inscrições para concurso público. A…