Categorias: Paraíba

‘Dia Mundial do Diabetes’ é comemorado no Ponto de Cem Réis, nesta quinta

PUBLICIDADE

‘Dia Mundial do Diabetes’ é comemorado no Ponto de Cem Réis, nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai desenvolver várias ações de caráter educativo e preventivo nesta quinta-feira (14) em comemoração ao ‘Dia Mundial do Diabetes’. A programação, elaborada pelo Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, vai acontecer no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital.

De acordo com a chefe do Núcleo, Gerlane Carvalho, entre das 08h30 ao meio dia, a população terá à sua disposição vários serviços: teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, avaliação antropométrica (método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global que permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional), orientação nutricional, orientação sobre tabagismo e teste fagerstron ( que avalia o grau de dependência à nicotina). Também será oferecido apoio psicológico ao fumante e orientação sobre a Doença Renal e Hemodiálise. Essas atividades serão realizadas por estudantes das faculdades FaceneFamene, Ciências Médicas e pelo Serviço Nefrológico Fiusa Chaves (Nefrusa) – Clínica Especializada de Nefrologia, que são parceiras da SES no evento.

Ação: O Governo Federal lançou recentemente o ‘Saúde Não Tem Preço’ que garante a gratuidade dos medicamentos para hipertensão e diabetes nas Farmácias Populares. A ação beneficia 33 milhões de brasileiros hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos. Além de ajudar no orçamento das famílias mais humildes, que comprometem 12% de suas rendas com medicações. Para ter acesso aos medicamentos é preciso apenas ir até uma farmácia da rede Aqui Tem Farmácia Popular com o CPF, documento com foto e receita médica válida da rede pública ou particular. São mais de 17 mil farmácias conveniadas em todo Brasil.

Dados – De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Saúde, cerca de 5,3% da população da Capital e do Estado é diabética. Segundo os dados, a Paraíba tem 199.626 diabéticos e João Pessoa 38.346 pessoas com a doença.

Sobre a doença – O diabetes é uma síndrome metabólica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. O problema é causado pela redução ou falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. A enfermidade pode ocasionar diversas complicações, entre as quais, cegueira, derrame cerebral, impotência sexual, infecções e insuficiência renal. A Diabetes Mellitus está entre as 5 doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista.

O diagnóstico precoce, seguido do controle do nível de açúcar no sangue, contribui para a prevenção desses males. Hereditariedade, obesidade, infecções graves, gravidez, cirurgias, estresse, envelhecimento e sedentarismo são alguns dos fatores que concorrem para o aparecimento do diabetes. A enfermidade apresenta alguns sintomas: sede exagerada, perda de peso, muita fome, desânimo, fadiga, tremores, visão embaraçada e cicatrização difícil, entre outros.

Existem dois tipos de diabetes: insulino dependente (1) e não insulino dependente (2). O tipo 1 é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens, acometendo de 5% a 10% das pessoas que sofrem da doença. Os sintomas têm início súbito e a evolução clínica é rápida, se não for tratado com aplicações de insulina.

Já o tipo 2 tem uma incidência maior em adultos após os 40 anos e corresponde a 90% das pessoas que sofrem da doença. Entre os portadores do tipo 2, entre 60% e 90% são obesos. Ao contrário do tipo 1, neste caso os sintomas têm início lentamente, podendo a doença permanecer assintomática por muito tempo.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. De acordo com a OMS Pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia. O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.

 

 

Secom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Porta voz das Forças de Defesa de Israel comenta a morte do mentor dos ataques de 7 de outubro: “Hoje o mundo está mais seguro”

As FDI (Forças de Defesa de Israel) e a Força Aérea confirmaram, na tarde desta…

18 de outubro de 2024

PF deflagra nova operação para combater aliciamento de eleitores em JP e Cabedelo; presidente da CMJP é um dos alvos

A Polícia Federal deflagrou novas operações, na manhã desta sexta-feira (18), para combater o aliciamento…

18 de outubro de 2024

Júri popular de acusadas de matar bebê no Sertão da PB deve ocorrer hoje

Pelo cronograma da justiça paraibana, deve ocorrer nesta sexta-feira (18), às 9h, o júri popular…

18 de outubro de 2024

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024