Nesta terça-feira, 31 de maio, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Paraíba realizará no Shopping Tambiá em João Pessoa, das 9h às 12h, uma ação social de conscientização sobre os riscos, as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.
Durante a ação serão ofertados os seguintes serviços à população: aferição da pressão arterial, distribuição de panfletos educativos, orientações sobre o tratamento do tabagismo no SUS, além de disseminar informações das unidades de saúde que oferecem o tratamento do Tabagismo em João Pessoa.
O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, a data é lembrada com a realização de ações de sensibilização e divulgação do tema com números e dados importantes sobre o impacto do tabagismo na saúde coletiva.
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), levantados em 2019, mostraram que o perfil de usuários de produtos derivados do tabaco foi de homens na faixa etária de 40 a 50 anos, sem instrução e fundamental incompleto, entretanto, as mulheres apresentaram maior frequência de exposição ao fumo passivo, principalmente no ambiente domiciliar e de trabalho. Outra preocupação é de que a fumaça também pode matar. Os fumantes passivos, que convivem de perto com o tabaco, podem desenvolver várias doenças. No mundo, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem em decorrência do fumo passivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o percentual desse grupo foi de 9,2% em 2019, segundo a PNS.
O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Estudos científicos publicados recentemente sobre o tabagismo, mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes.
Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a fazer isso.
Parar de fumar pode é algo desafiador, especialmente com o estresse social e econômico adicional que surgiu como resultado da pandemia. Porém, os órgãos de saúde seguem comprometidos e empenhados em ações que possam reverter os números e contribuir para que os fumantes encontrem caminhos e auxilio para deixar de vez o tabagismo.
O evento realizado nesta terça-feira conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Associação Médica Paraibana e Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca.