O cargo de superintendente do Ibama na Paraíba, que está sendo exercido por Gisele de Sousa Lima Pantaleao, nomeada no início de março, mas que só deve ficar no cargo até a nomeação do professor Márcio Caniello, integrante do PT e professor de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem sido alvo de disputa.
É que a referida indicação, feita pelo PT, não agradou aos servidores do órgão que defendem um profissional de carreira na instituição para encabeçar o posto.
Por isso, nesta quinta-feira (20) os servidores realizam uma mobilização regional da Superintendência do Ibama no estado da Paraíba, “mas que encontra situação semelhante em outras Superintendências, como Paraná e Pernambuco, por exemplo, que também se mobilizaram contra a nomeação de terceiros, não integrantes do quadro do Ibama, para o cargo de Superintendente”, diz trecho da nota pública divulgada.
Enquanto o grupo de servidores defende um nome de carreira, o PT aguarda apenas a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho avalizarem o nome indicado por eles.
Há ainda a informação de que 51 entidades apoiam a nomeação de Caniello para o cargo, a exemplos da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza, Articulação do Semiárido Paraibano, Associação do Povo Indígena Tabajara, Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba e Núcleo de Justiça Animal da UFPB.
Na carta resposta, os servidores fizeram um apanhado de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ibama e consideraram uma afronta aos serviços por eles prestados a indicação de uma pessoa de fora dos quadros.
PB Agora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…
O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…