Dívidas bancárias são o serviço mais procurado no primeiro dia do “Renegocia!” no Procon-PB

PUBLICIDADE

Muitos consumidores procuraram a sede da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) nesta segunda-feira (24), primeiro dia do “Renegocia!”. Desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e em parceria com o Procon estadual, o “Renegocia!” é uma das vertentes do “Desenrola Brasil” e tem como objetivo a prevenção e tratamento do superendividamento.

Acordos firmados com instituições financeiras foram o tipo de renegociação mais procurado pelos consumidores paraibanos, segundo a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana. “O primeiro dia do mutirão surpreendeu as expectativas. Às dez horas da manhã, já havia um número significativo de consumidores. O que também nos surpreendeu é que a principal demanda foram os bancos. Tivemos acordos com a Energisa, com a Cagepa, entre outras empresas, mas o foco desse mutirão, pelo menos neste primeiro dia, foram os bancos”, comentou.

O atendimento no Procon-PB começou nesta segunda às 12h, conforme ponto facultativo instituído pelo Governo do Estado em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol Feminino pela Copa do Mundo. Nesta terça-feira (25), a ação será das 8h às 16h30, e ocorrerá até o dia 11 de agosto.

Para aderir ao mutirão de renegociação de dívidas não é necessário definição de valor de renda tampouco da dívida. Além disso, a adesão pode ser feita tanto por consumidores com dívidas adimplentes quanto por aqueles com dívidas inadimplentes, já que o foco são a prevenção e o tratamento do superendividamento, tornando as parcelas da dívida acessíveis.

“Quando o Governo Federal lançou o ‘Desenrola Brasil’, ficou definido que a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor faria mutirões de renegociação de dívidas, e o Procon-PB aderiu a essa iniciativa, colocando à disposição dos consumidores toda a sua experiência”, acrescentou Késsia Liliana.

O mutirão de renegociação do “Renegocia!” na Paraíba tem atendimento híbrido — o consumidor tanto pode ir presencial à sede do Procon-PB, localizada na avenida Almirante Barroso, 693, na Capital, ir a algum dos núcleos espalhados pelo Estado ou fazer a tratativa por meio do WhatsApp (83) 9 8618-8330. Mais informações podem ser obtidas pelo 151 (gratuito), pelo site www.procon.pb.gov.br ou também nas redes sociais — Instagram ou Facebook: @proconpb — e Twitter: @procongovpb.

Ao fim do mutirão, todos os órgãos envolvidos elaborarão relatórios que serão enviados à Secretaria Nacional do Consumidor para serem avaliados para a formatação de políticas públicas para prevenir e tratar o superendividamento.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vini Jr, Messi, Rodri e mais oito são indicados ao prêmio The Best

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que escolhe os…

29 de novembro de 2024

Dólar sobe e chega a R$ 6 pela primeira vez na história

O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (28), e renovou o maior valor nominal da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em Campina Grande já tem seis pré-candidaturas à presidência da Câmara Municipal

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Ônibus de transporte intermunicipal tomba e deixa feridos na PB-400, entre duas cidades da PB

Diversas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024