Categorias: Paraíba

Doações para instituições beneficentes de JP diminuem

PUBLICIDADE

 Embora os doadores fiéis permaneçam contribuindo com donativos a instituições de beneficentes, em João Pessoa, as doações caíram mais de 50% este ano se comparado com o mesmo período do ano passado. Isso tudo, segundo os administradores dessas entidades, é reflexo da crise econômica no País que tem esbarrado no bolso daquelas pessoas que se dispunham a ajudar seja em alimentos, remédios ou até mesmo em dinheiro. Para manter as atividades, elas estão tendo que se desdobrar, fazendo rifas e/ou campanhas nas redes sociais para sensibilizar a população.

A Vila Vicentina Júlia Freire, no bairro da Torre, está precisando de doações. Segundo o diretor da instituição que abriga 67 idosos, Washington do Nascimento Cardoso, a crise tem afetado o atendimento aos moradores da casa. “A gente tem feito pedido ajuda pelas redes sociais, mas está difícil. Tivemos uma redução de 60% este ano. No ano passado não foi tão difícil como agora”, analisou. Ele contou que a instituição vive de doações e para manter funcionando trabalham 37 pessoas no local. “Nós precisamos de tudo – comida, remédios, fraldas. Recebemos tudo que as pessoas puderem ajudar”, pediu. Ainda segundo o diretor da Vila, todos os meses as despesas são maio res do que a receita. Atual mente, os idosos contribuem com 70% dos proventos mensais.

Diariamente, os idosos fazem seis refeições e para manter isso é necessária uma dispensa variada. Em algumas situações quando o idoso não quer se alimentar é preciso oferecer um suplemento alimentar. “Ele é necessário para deixar nossos idosos mais nutridos quando eles não querem fazer as refeições”, afirmou. A instituição precisa de alguns produtos dos mais variados. Atualmente estão precisando de leite sem lactose, aveia, sucos caju e de soja, suplementação (nutri renal, nutri sênior e nutri- drink Max). Mas a Vila está recebendo qualquer tipo de doação, pois sempre há uma necessidade de doações. Mas eles também pedem uma ajuda também das instituições governamentais para o auxílio ao atendimento médico aos idosos. Atualmente se paga alguns profissionais para o atendimento. Há também voluntários.

Outra instituição que também sofreu com a queda de 50% das doações foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A presidente Márcia Serpa informou que os doadores fiéis permanecem doando mensalmente, mas aqueles que ajudam não todos os meses também deixaram de contribuir. “Os fiéis não atrasam mesmo, mas a nossa folha é de R$ 9 mil por mês. Nós precisamos de comida, remédios. O que as pessoas puderem do ar a gente vai até a casa com uma van adesivada pela Rede e pega as doações”, revelou.

É possível doar por telefone, pessoalmente na sede e também por conta corrente. A Rede Feminina de Combate ao Câncer mantém a casa de Apoio ao Portador de Câncer. Há um trabalho de voluntários dentro do Hospital Napoleão Laureano, mas também trabalha com a Casa de Apoio, que serve de abrigo e fornece alimentação a pacientes de ambos os sexos, acima dos 18 anos, portadores de câncer, que não residem em João Pessoa e que não dispõem de meios para arcar com despesas de alojamento, alimentação e remédios.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024