Os docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam nesta quarta-feira (09) no auditório da Reitoria, uma assembleia para avaliar a greve que começou no dia 28 de maio. Na pauta conta os seguintes pontos: informes, avaliação da greve e encaminhamentos. Pela manhã, serão realizadas assembleias nos campi I (João Pessoa) e III (Bananeiras). À tarde, a reunião será no campus II, no município de Areia.
A assembleia de João Pessoa reúne também os professores dos campi IV (Litoral Norte) e V (CTDR, em Mangabeira), além dos docentes da unidade do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) de Santa Rita. No caso de Bananeiras e Areia, a assembleia acontece nas sedes das subsecretarias da Adufpb (Sindicato dos Professores da UFPB).
Na última quinta-feira (03), os professores federais participaram de uma reunião no Ministério da Educação (MEC). O secretário de Educação Superior do MEC mais uma vez reconheceu os cortes no orçamento da pasta, mas disse que os problemas nas instituições federais de ensino são pontuais.
Durante a reunião, os representantes dos docentes federais reafirmaram a disposição em negociar com o MEC e cobraram respostas efetivas do ministério ao documento encaminhado no dia 31 de agosto, no qual os docentes pontuam as questões emergenciais para avançar as negociações em busca de uma solução para o impasse.
O secretário da Sesu/MEC disse só ter tomado conhecimento do documento nesta quinta-feira (3), mas apresentou alguns posicionamentos do Ministério a respeito das questões levadas pelos professores. E essas questões serão discutidas nesta Assembleia desta quarta.
Imagem: Adufpb
Redação