A edição de hoje (28) do Diário Oficial do Estado da Paraíba publicou a lei que estabelece a gratuidade do transporte intermunicipal para os eleitores nos dias de realização das votações dos pleitos eleitorais dentro do território estadual. A nova legislação já vai valer para as eleições 2024.
Segundo essa lei sancionada pelo governador João Azevedo, os eleitores poderão utilizar o transporte intermunicipal gratuitamente, desde que apresentem o título de eleitor ou o E-título pelo aplicativo, durante as 24 horas do dia do pleito.
A lei estabelece ainda que as concessionárias e permissionárias do serviço de transporte intermunicipal não poderão modificar ou reduzir o trajeto e a quantidade de veículos disponíveis no dia da eleição, assegurando a oferta de transporte conforme o usual.
O desrespeito às disposições da lei sujeitará os infratores às penalidades previstas no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), além de outras sanções cabíveis. A fiscalização da aplicação da lei será realizada pelos órgãos de controle, com a possibilidade de atuação conjunta ou independente do Ministério Público.
Os legisladores acreditam que a implementação desta medida deve facilitar o deslocamento dos eleitores, especialmente daqueles que residem em municípios diferentes dos locais de votação, promovendo uma maior participação nas eleições e contribuindo para o fortalecimento da democracia.
Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…