O Ministério Público da Paraíba celebrou termos de ajustamento de conduta com os Municípios de Dona Inês, Caiçara, Logradouro e Belém com medidas que as prefeituras devem cumprir para garantir a segurança nos festejos juninos. Os TACs foram assinados pelos promotores de Justiça de Bananeiras, Stoessel Wanderley de Sousa Neto e Airles Kátia Borges Rameh de Souza; e, respectivamente, pelos prefeitos de Dona Inês, Antônio Neto; de Belém, Aline Lima; de Caiçara, Tarcísio Soares; e de Logradouro, José Marinaldo da Cruz.
Os TACs definem que os shows deverão se encerrar às 3h da manhã nos dias 23 e 29 de junho, em Dona Inês; 25, 26 e 27 de julho, em Belém; 11, 12 e 13 de julho, em Caiçara; e no dia 19 de junho, em Logradouro.
Os municípios deverão solicitar ao Batalhão do Corpo de Bombeiros uma vistoria final em todos os equipamentos instalados na área da festa, emitindo relatórios e laudos e enviando-os ao Ministério Público, com até 48h de antecedência do início do evento, até mesmo para adoção das medidas urgentes, no âmbito administrativo e/ou judicial, no que pertine à segurança da população.
Outras medidas
Também ficou definido que o Município de Belém vai manter no local de realização da festa uma equipe formada por dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, e os outros três uma equipe de um enfermeiro e dois técnicos. Também vão disponibilizar uma ambulância com condutor, necessárias ao atendimento de urgência à população, que deverá permanecer de plantão do início ao término de cada evento.
Também deverá ser assegurado à população, no decorrer da realização de cada evento, o atendimento médico de urgência prestado pelo Samu. A sede do Conselho Tutelar deve permanecer aberta, em regime de plantão, com a presença dos membros escalados para atuarem durante todo o decorrer do evento.
Além disso, os municípios vão providenciar local adequado, em ponto estratégico, para posicionar a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros. Uma equipe de limpeza será disponibilizada nos locais das festas, em regime de plantão.
Os municípios se comprometeram ainda a proibir a venda e o consumo de bebidas em recipientes e copos de vidro durante a realização do evento, e, ainda, a presença de ambulantes que façam uso de qualquer fonte de energia para cozinhar e preparar comidas em local de significativa concentração de pessoas.
A Polícia Militar deverá ser oficiada pelos municípios para coibir a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos, bem como o uso de carro de som (paredão), ou o uso de implementos acústicos que alterem as características dos veículos, com vistas a impedir a prática de poluição sonora e perturbação do sossego alheio.
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…
O prefeito de Serra Redonda, Francisco Bernardo dos Santos, o Chicão, esclareceu nesta quinta-feira (28)…