O candidato do PSOL ao Senado Federal, Alexandre Soares, foi o primeiro dentro os postulantes ao cargo a ter a candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e está apto a disputar as eleições desse ano.
De acordo com a decisão, ficou demonstrado o preenchimento das condições de elegibilidade e registrabilidade, bem como que inexiste impugnação ou notícia de inelegibilidade e, ainda, o atendimento das exigências legais e regulamentares.
Soares é o único a ter agora dentre os postulantes ao cargo a ter a candidatura deferida. Os demais concorrentes ainda aguardam julgamento. Entre os casos mais enigmáticos está o do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) que está inelegível conforme decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral.
ESTÃO NA DISPUTA
Alexandre Soares de Melo nasceu em Campina Grande (PB), tem 44 anos e integra a diretoria do Psol na Paraíba. Graduado em direito, fez especialização em gestão pública e psicologia infantil. Tem mestrado em direitos humanos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já trabalhou como professor na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e em escritório de advocacia. Hoje, trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).
1o suplente:
CELSO BATISTA (PSOL)
2o suplente:
SIZENANDO LEAL (PSOL)
André Ribeiro Barbosa nasceu em Campina Grande (PB) e tem 40 anos. Ele é advogado, professor e palestrante em direito legislativo. Tem especialização em direito e gestão dos serviços sociais autônomos. Esta é a primeira eleição de que participa como candidato.
1a suplente:
KARLYNE RAMALHO (PDT)
2a suplente:
SHISLAINE CABRAL (PDT)
Bruno Figueiredo Roberto nasceu em Campina Grande (PB) e tem 35 anos. Ele é formado em direito, com pós-graduação em direito tributário, além de ser empresário. Na Paraíba, foi secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca e secretário da Juventude, Esporte e Lazer. Concorreu ao cargo de vice-prefeito de Campina Grande e a vice-governador, ambos pelo PR.
1o suplente:
TÉRCIO ARNAUD (PL)
2o suplente:
ISAAC VEBERANDO (PL)
Efraim de Araújo Morais Filho nasceu em João Pessoa (PB) e tem 43 anos. É deputado federal no segundo mandato. É formado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fez especialização em direito do consumidor em Granada, na Espanha. Em 2014, foi membro da CPI da Petrobras. No ano seguinte, presidiu a CPI dos Fundos de Pensão. Em março deste ano, filiou-se ao União Brasil, pelo qual se candidatou ao Senado.
1o suplente:
ANDRE AMARAL (PROS)
2o suplente:
ERIK MARINHO (UNIÃO)
Manoel Messias de Pontes nasceu em Duas Estradas (PB) e tem 50 anos. Ele completou o ensino fundamental e sempre trabalhou como empregado da iniciativa privada. Esta é a primeira vez que disputa um cargo político.
1o suplente:
MARCOS JOSÉ DA SILVA LIMA (PCO)
2o suplente:
MARCONE DA SILVA (PCO)
Yasnaia Pollyanna Werton Dutra nasceu em Natal e tem 45 anos. Médica veterinária, Pollyana é deputada estadual na Paraíba. Foi prefeita de Pombal (PB) entre 2009 e 2016, pelo PT. Foi secretária-executiva de Desenvolvimento e da Articulação Municipal na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), além de compor a Comissão de Direitos da Mulher.
1o suplente:
NAGIBE VIEIRA (PSD)
2o suplente:
MARCOS DAVI (PP)
Ricardo Vieira Coutinho nasceu em João Pessoa e tem 62 anos. Foi vereador de João Pessoa (1993-1999), deputado estadual (1999-2004) e prefeito da capital paraibana por duas vezes, sendo eleito pela primeira vez em 2004 e reeleito em 2008. Renunciou à prefeitura em março de 2010 para disputar o governo do estado. Foi eleito em 2010 e reeleito em 2014, pelo PSB. Foi declarado inelegível pelo STF, mas sua candidatura aguarda julgamento.
1o suplente:
JEOVÁ CAMPOS (PT)
2o suplente:
ALEXANDRE (PT)
Sergio Augusto de Queiroz nasceu em João Pessoa e tem 50 anos. É servidor público federal, professor universitário e atual secretário Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania. Graduado em engenharia civil e direito, é mestre e doutor em teologia. Sergio Queiroz foi secretário Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ele também foi conselheiro titular dos Conselhos Nacionais do Idoso, do Trabalho, dos Direitos Humanos e de Recursos Hídricos.
1o suplente:
PASTOR ANDRE LUCENA (PRTB)
2a suplente:
NATÁLIA ALVES (PRTB)
Fonte: Agência Senado
Fonte: Agência Senado
PB Agora
Em entrevista à Rádio Band News FM nesta sexta-feira (22), a secretária de Desenvolvimento Humano…
João Pessoa, capital da Paraíba, foi eleita o destino mais procurado do mundo para 2025,…
O governador João Azevêdo (PSB) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (21), na Granja Santana,…
A Polícia Federal indiciou Bolsonaro ao entender que existem elementos que indicam eventual cometimento de…
Em “A geração ansiosa”, o psicólogo social Jonathan Haidt analisa como a infância hiperconectada e…
Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Militar evitou um feminicídio no bairro Cristo Redentor,…