Categorias: Paraíba

DPE e SPU viabilizam cessão para prédio do antigo Hotel Tropicana receber Casa da Mulher Brasileira

PUBLICIDADE

O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, recebeu nesta quinta-feira (19), na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), o superintendente do Patrimônio da União, Arthur Navarro, e a coordenadora da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB), Ana Cristina Carvalho, para discutir adequações no termo de cessão de uso do prédio do antigo Hotel Tropicana, cedido à DPE no início de 2018.  

O espaço vai abrigar a Casa da Mulher Brasileira (CMB), um equipamento de atendimento humanizado à mulher vítima de violência, que facilita o acesso a serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência doméstica e autonomia econômica das mulheres.

No termo em vigência, que tem duração de 20 anos, a cessão está destinada a reforma do prédio para instalação do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública. Com a destinação de recursos via emendas parlamentares para a instalação da Casa da Mulher Brasileira em João Pessoa, o prédio será adaptado para receber inicialmente este equipamento. Já a instalação do Núcleo de Atendimento ficará para outra etapa, quando a DPE-PB garantir o recurso necessário.

De acordo com o DPG Ricardo Barros, técnicos da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) chegaram a vistoriar a área e concluíram que a demolição do prédio é a decisão mais acertada, considerando o estado de deteriorização das instalações. A Prefeitura Municipal de João Pessoa já se prontificou a realizar a demolição, sem custos para a Defensoria Pública.

“Infelizmente se tornou inviável a reforma do prédio depois de tanto tempo de abandono. A estrutura está muito deteriorada e ficou inviável a adequação do prédio às necessidades de qualquer órgão público. Por isso a necessidade de adequar o termo de cessão. Os representantes da SPU foram extremamente receptivos ao pedido da DPE, compreenderam a importância deste equipamento e apóiam sua instalação naquele espaço. Eles vieram até aqui para nos orientar sobre os trâmites do processo e os documentos a serem anexados”, explicou o DPG.

O superintendente Arthur Navarro ressaltou que a iniciativa da Defensoria é muito importante e louvável, porque dá a devida utilidade social a um prédio que estava abandonado e sem perspectiva de retorno para a sociedade. “Ao atender o pleito da Defensoria, teremos um órgão que vai trazer prestação de serviço e inúmeros benefícios para a sociedade a partir da instalação da Casa da Mulher Brasileira”, disse,.  

A coordenadora da SPU reforçou a importância de dar novo uso ao prédio: “A nossa equipe está muito empolgada com essa perspectiva de uso do imóvel e o fornecimento do serviço público para a população, atendendo principalmente a população que mais precisa de amparo. O processo está na fase de análise de documentos pra justificativa da demolição e nós acreditamos que em um curto período de tempo já teremos uma sinalização positiva para que a gente possa regularizar e adequar o processo à Casa da Mulher Brasileira”, disse Ana Cristina.

Também participaram da reunião a subdefensora pública-geral, Madalena Abrantes, e a coordenadora de Projetos da DPE-PB, a defensora pública Josefa Elizabete.  

CMB – A instalação da primeira Casa da Mulher Brasileira na Paraíba já conta com recursos de emendas parlamentares dos senadores Nilda Gondim, Veneziano Vital do Rego e Daniella Ribeiro. O equipamento faz parte do programa Mulher Segura e Protegida, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que reúne, em um único espaço, Juizado Especial, Núcleo Especializado da Promotoria, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, alojamento de passagem, além de apoio psicossocial e capacitação para autonomia econômica.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024