A Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado Eduardo Carneiro (PRTB), está apoiando a campanha ‘Abasteça com Etanol’, organizada pelo Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool). Na Paraíba, o setor representa um aporte significativo na economia, onde seis usinas de cana-de-açúcar na Zona da Mata contribuem direta e indiretamente com mais de 65 mil empregos em 26 municípios.
“É necessário incentivar um setor muito importante para a economia paraibana com a geração de muitos empregos diretos e indiretos, além da participação na arrecadação de impostos estaduais. Precisamos nos unir em todo dessa campanha para abastecer com o etanol não só pela questão da economia, mas também por ser uma fonte limpa que garante a proteção do meio ambiente. Por isso, a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico está apoiando essa causa”, destacou Eduardo.
De acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), a safra 2019/2020 de cana-de-açúcar foi encerrada em abril deste ano, e por conta dos efeitos da pandemia no cenário econômico, que culminou com a queda nas vendas de 70% do etanol, levando ao armazenamento de 36 milhões de litros do produto. A partir de agosto, com o início da próxima safra, corre o risco de não ter espaço para guardar a nova produção.
Apesar disso, o setor está se preparando para a nova safra 2020/2021, com o plantio da cana-de-açúcar, além dos tratos culturais. O setor busca uma estratégia para vender o álcool e assegurar no futuro, a manutenção dos empregos numa atividade que, segundo levantamento do Sindalcool, injetou só em 2018, R$ 1,5 bilhão com salários, impostos e insumos. No cenário nacional é responsável por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A Campanha – A “Abasteça com Etanol”, foi iniciada em todo o País, e na Paraíba ganhou corpo por meio de material educativo no formato para impressão e mídia digital para rádios, com jingles e webséries, disponíveis para download, no site do Sindalcool, www.sindalcool.com.br com forte apelo para a preservação de milhares de empregos no setor sucroenergético paraibano, que sofre sérias ameaças em função da crise econômica gerada pela pandemia.
Assessoria