O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) vai marcar audiência com o Governo Estadual para discutir fiscalização e punição mais efetiva para infrações de trânsito. O compromisso foi assumido durante sessão especial alusiva ao Movimento Internacional Maio Amarelo, realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (11). Autor da propositura, o parlamentar ouviu as demandas e sugestões de autoridades da área para reduzir o número de acidentes e mortes em decorrência do trânsito.
Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!
“Tivemos uma sessão com a participação de diversos órgãos e instituições que atuam no trânsito do nosso estado. A maior reivindicação apresentada foi no sentido de cobrar ao Governo do Estado uma fiscalização maior e a efetivação de forma mais eficaz das punições ocorridas em decorrência dos acidentes de trânsito, com mais uma ação que tem a finalidade de minimizar os números na nossa Paraíba”, declarou.
A sessão, segundo Eduardo, buscou discutir a realidade e encontrar alternativas para reduzir o número de mortes e também de pessoas que ficam sequeladas em decorrência dos acidentes que ocorrem em nossas vias.
O deputado Taciano Diniz, que secretariou a sessão, destacou que os números também estão relacionados ao consumo de álcool ao volante. “Quem aqui não já teve um amigo ou familiar vitimado no trânsito? A relação de volante ao álcool tem uma parcela de responsabilidade pela realidade que enfrentamos quando falamos de acidente no trânsito. Precisamos nos conscientizar e reforçar a fiscalização”, pontuou.
Participaram da sessão o presidente do Observatório Nacional, José Aurélio Ramalho; representante do Maio Amarelo na Paraíba, Abimadabe; representante do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Everaldo Valenga; representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos André; o secretário da Secretária de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), George Ventura Moraes; secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Inácio Bento Morais Júnior; o presidente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP-CG), Carlos Dunga; representante do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), Fleming Cabral; representante do Cetran, Amauri Azevedo e a chefe de educação de trânsito da Semob-JP, Gilmara Branquinho.
A sessão especial, que ocorreu de forma remota, foi transmitida pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.
Números – Dados do Ministério da Saúde apontaram que em 2019 apontam que 31.945 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil. Desse total, 6.018 envolviam pedestres, o que significa quase 19% das mortes. Já de acordo com o Seguro DPVAT, até o ano passado os pedestres perdem apenas para os motociclistas, tanto em indenizações por morte quanto por invalidez permanente.