Categorias: Paraíba

Eduardo visita Centro Dia e destaca compromisso do prefeito Cícero com as pessoas com microcefalia

PUBLICIDADE

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), acompanhado do vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (Cidadania), e dos secretários municipais Diego Tavares e João Corujinha, visitaram o Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência em Microcefalia. Na ocasião, o deputado, que é autor da Lei 13.561/2018 que dispõe sobre atendimento prioritário à criança ou qualquer pessoa portadora de microcefalia nos estabelecimentos de saúde, sejam de caráter público e privado de João Pessoa, destacou o cuidado que o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) tem com as pessoas, revelando que irão trabalhar juntos por essas famílias na reabertura do Centro

“Sabemos do compromisso que o prefeito Cícero tem com essa pauta e iremos juntos trabalhar por essas famílias com carinho e respeito. Essa é uma bandeira que defendemos desde a época da Câmara Municipal com várias leis aprovadas e várias ações desenvolvidas para atender as crianças por meio período ou integralmente, recebendo todos os cuidados de alimentação e higiene”, destacou Eduardo Carneiro.

Para o deputado, o espaço deve contar com uma equipe formada por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, cuidadores, psicóloga, além de assistência hospitalar. Atividades ocupacionais para o desenvolvimento das capacidades motoras dos pacientes serão promovidas, além de oficinas e palestras de apoio aos familiares.

O deputado Eduardo Carneiro ainda é autor da lei 13.450/2017 que dispõe sobre atendimento prioritário às mães ou aos responsáveis que estiverem com crianças portadoras da microcefalia nos estabelecimentos públicos e privados; e da Lei 13.602/2018 que estabelece a isenção da taxa de inscrição em c rsos públicos no âmbito do município de João Pessoa para as mães com filhos portadores da microcefalia. Ele também é autor da Lei que incluiu a Semana Municipal de Microcefalia no calendário de eventos da Capital. O deputado está trabalhando para tornar todas essas leis estaduais.

A Paraíba passou por uma epidemia de microcefalia causada pelo vírus da zika, hoje chamada de Síndrome Congênita do Zika Vírus, em 2015. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram 97 casos confirmados de microcefalia em 2015 e 96 em 2016. Uma associação formada por famílias com crianças com microcefalia foi formada no estado. A Associação de Mães de Anjo da Paraíba (Amap) possui cerca de 100 famílias.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024

Jovem de 24 anos é morto a tiros no bairro de Mandacaru, em João Pessoa

Na madrugada deste sábado (23), um jovem de apenas 24 anos foi assassinado a tiros…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Saúde do Estado monta postos médicos avançados para atender romeiros da Penha em João Pessoa

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar…

23 de novembro de 2024

261ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 261ª…

23 de novembro de 2024

PMJP realiza primeiras cirurgias urológicas e projeta zerar fila até dezembro

A Prefeitura de João Pessoa realizou as primeiras cirurgias que fazem parte do mutirão de…

23 de novembro de 2024