A Divisão de Educação Ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) participou nesta quinta (4) e sexta-feira (5) do Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (Confep), no Centro de Convenções de João Pessoa. A equipe montou um estande para prestar orientações sobre coleta seletiva.
“Trouxemos nossa equipe para orientar os participantes do evento da importância da coleta seletiva. João Pessoa é referência na coleta seletiva no Nordeste e podemos contribuir para que essa mensagem seja passada aos gestores de outros municípios”, afirmou a coordenadora de Educação Ambiental, Kênia Chaves.
O secretário de Finanças da Prefeitura de Cuité, José Paulo Sampaio, participou do evento e destacou a importância da troca de informações entre os presentes para o conhecimento de novas experiências e levá-las ao seu município. “No que se refere à coleta seletiva, queremos deixar nossa cidade desenvolvida e sustentável. Estamos cadastrando catadores e estudando formas de conscientizar a população”, comentou.
Programa Municipal – A Emlur executa o Programa Municipal de Coleta Seletiva atendendo a diversos bairros de João Pessoa com o serviço. De acordo com a Lei Estadual de número 10.041/2013, a coleta seletiva de resíduos deve ser feita em todas as edificações residenciais com mais de três pavimentos.
Os moradores de condomínios residenciais e proprietários de estabelecimentos comerciais podem solicitar a inclusão no programa por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outras opções são pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 ou pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada.
Como reciclar – Separe os resíduos em dois recipientes: um para resíduos secos (metais, vidro, papel e plástico), os quais devem ser higienizados antes do descarte, e outro para resíduos úmidos, que são os orgânicos (restos de alimentos) e os rejeitos (papel higiênico, guardanapo, papel toalha, absorvente e fralda descartável).
O Confep é uma realização da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), do Governo Federal e conta com co-realização do Governo do Estado e apoio da Prefeitura de João Pessoa. Participaram representantes de 34 ministérios e bancos públicos para o atendimento a prefeitos e gestores paraibanos que desejam ampliar a participação dos municípios nos programas do Governo Federal.